21/03/2019

ALEN TAGUS | “Holiday”


Projeto franco-português, imaginado entre Sines e Paris, Alen Tagus destila uma indie pop introspectiva com sonoridades dos anos 70.

Nascido da associação inédita entre o músico português Charlie Mancini, pianista e compositor de música para cinema e a artista francesa Pamela Hute, melodista e roqueira de coração, Alen Tagus explora um universo musical repleto de imagens que convida à viagem. Uma viagem onírica que presta homenagem à narrativa cinematográfica.

Charlie Mancini conheceu a música de Pamela Hute online e identificaram-se de imediato com o seu trabalho artístico. O processo de colaboração à distância começou com o tema “Time Passing By” do qual ficaram bastante satisfeitos e orgulhosos com o resultado e que recebeu vários elogios por parte da imprensa portuguesa, francesa e da comunidade online.

A premissa para esta colaboração foi Charlie Mancini ir enviando alguns instrumentais gravados no seu estúdio em Sines (especificamente baixo eléctrico e teclados) e Pamela concluir essas ideias no seu estúdio no sul de França juntando-lhes letra, voz, guitarras e bateria. Depois da mistura feita no estúdio de Pamela, a masterização ficou a cargo de Jean-Nicholas Casalis nos RTM Studios em Paris.

Decidem então lançar um EP pela editora My Dear Recordings (de Pamela Hute), fundada em 2016 que conta com artistas e bandas francesas dentro do Indie Pop/Rock e o compositor inglês de bandas sonoras e pós-rock Robin Foster. O EP "Paris, Sines" será editado no dia 17 de Maio em todas as plataformas digitais.

Depois da pujante “Black Hole” é agora revelado o terceiro single “Holiday”, uma viagem musical introspectiva, escrito como se se tratasse de um passeio meditativo. Inspirado pela estética lo-fi dos Velvet Undergound, o batimento é simples, repetitivo e transporta o ouvinte para um promenade poético numa zona rural e balnear composta por guitarras com camadas de delays e outros efeitos sonoros distintos. Um tema que pode durar muito mais do que a sua duração, bastando para isso carregar na tecla de repeat.

O videoclip transparece muito da narrativa que está contida na sua letra. A personagem principal, interpretada pela actriz Helena Caldeira, vive um relacionamento à distância que sobrevive sobretudo pelo uso do telefone e deambula em diversos lugares desertos, à guisa do que acontece no filme Paris, Texas. O vídeo foi realizado por Miguel Pité do Amaral que também tratou da fotografia, a câmera foi operada por João Jerónimo e a produção esteve a cargo de Miguel Campos. A filmagem decorreu na zona de Sintra, Guincho, Peninha e no Teatro da Comuna (agradecimento especial a toda a equipa pela cedência do espaço).

A capa do EP está a cargo de Ricardo Pereira, fotógrafo artístico residente em São Miguel, Açores.


Sem comentários:

/>