23/03/2019

ANDRÉ CARVALHO | "The Garden of Earthly Delights"


O contrabaixista e compositor André Carvalho, natural de Lisboa, residente em Nova Iorque desde 2014, acaba de apresentar o seu terceiro álbum como líder, "The Garden of Earthly Delights", com lançamento a 17 de Maio.

"The Garden of Earthly Delights" conta com a participação de famosos músicos internacionais:
  • Jeremy Powell, um saxofonista Americano, um dos mais influentes músicos no panorama de Nova Iorque. Tocou com Miguel Zenon, Eddie Palmieri, Arturo O’Farrill entre muitos outros. Powell recebeu o prémio de “Melhor Saxofonista” pela Creative Loafing e a YAK Fellowship
  • Eitan Gofman, jovem saxofonista Israelista que tocou com Randy Brecker, Gerald Clayton, Eddie Gomez, David Liebman entre muitos outros.
  • Oskar Stenmark, trompetista Sueco que tocou com nomes como Maria Schneider Orchestra, David Byrne, Arturo O’Farrill, Bohusland Big Band entre muitos outros.
  • André Matos, oriundo de Portugal, guitarrista que tocou com Sara Serpa, Billy Mintz, Pete Rende, Jacob Sacks, Thomas Morgan entre muitos outros.
  • Rodrigo Recabarren, baterista Chileno com uma vasta experiência e cujo currículo inclui participações com Camila Meza, Kenny Barron, Kenny Werner, Melissa Aldana, Gilad Hekselman entre muitos outros
Os seus dois primeiros álbuns, "Hajime" e "Memória de Amiba", mostraram uma música com uma visão extremamente pessoal, apresentando uma mistura original de Jazz contemporâneo com elementos de música portuguesa. Ambos os projectos receberam rasgados elogios tanto de críticos Portugueses como internacionais. Carvalho venceu o prémio “Carlos Paredes” em 2012, um prestigiado prémio que reconhece projectos musicais de excelência, assim como o prémio de “Melhor Grupo” no Bucharest International Jazz Competition.

Com "The Garden of Earthly Delights", o contrabaixista e compositor apresenta um brilhante universo sonoro, inspirado na enigmática obra de Hieronymus Bosch, nomeadamente um dos seus mais famosos quadros - The Garden of Earthly Delights (1490-1510, Museu do Prado, Madrid). Carvalho escreveu uma suite musical em vários andamentos que serve de convite para uma viagem. Com momentos de tensão e de calma, entre a suavidade e a brutalidade, simplicidade e complexidade, harmonia e conflito, a música flui entre paisagens inspiradas no célebre tríptico.

AllAboutJazz afirmou que as composições de Carvalho são “impressionantemente bem estruturadas” e que “a sua escrita apresenta diversas texturas e camadas de som que proporcionam ao ouvinte a sensação de um ensemble muito maior, mas que Carvalho não tem medo de dar espaço a apenas um ou dois músicos, criando alguns alguns momentos inesquecíveis.” Mais ainda, em The Garden of Earthly Delights, a “atraente veia compositional de André, bem enraizada nas modernas tendências do Jazz” (JazzTrail), apresenta uma negra e chocante paisagem sonora, orquestrada genialmente apenas para um sexteto, com polifonia digna de New Orleans, uma dose avant-garde e de drama oriundo do fado, isto tudo numa única faixa, “Prelude”.

Relativamente à génese desta obra, Carvalho disse - “Sempre quis escrever uma obra de dimensão maior, com vários movimentos ou andamentos, de alguma forma interligado entre si. Paralelamente, e por mero acaso, ao revisitar a obra de Bosch senti-me motivado para exprimir a singularidade do universo deste quadro através da minha música”. 

A Suite deambula entre dicotomias antagónicas como a música totalmente improvisada vs. música composta, consonância vs. dissonância, com uma forte influência em Jazz, música contemporânea e música improvisada. Esta é uma obra com um carácter exploratório e que segue uma direcção diferente do trabalho de Carvalho até então, mostrando a sua evolução criativa, imaginação e virtuosismo tanto com a sua escrita como com a sua performance no contrabaixo.

"The Garden of Earthly Delights" foi gravado em Abril de 2018 no The Bunker Studio em Brooklyn, Nova Iorque e foi misturado pelo incrível pianista, engenheiro e produtor Pete Rende, e masterizado pelo multi-instrumentista Nate Wood.


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