20/05/2019

FILIPE SAMBADO & OS ACOMPANHANTES DE LUXO | Coimbra


Depois da passagem pelo Festival (in)Comum 2018, Filipe Sambado regressa a Coimbra pela mão da Lugar Comum, apresentado-se desta vez na companhia d'Os Acompanhantes de Luxo, a 1 de Junho, pelas 22.00h, no Salão Brazil!

Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo é um compêndio de sons organizados na forma de hinos à possibilidade de NÓS sermos outra coisa. De sermos coisas para as quais ainda não temos nomes.

Quando Filipe Sambado canta “só quero correr até já não fazer sentido”, em "Alargar O Passo", dá vontade de ir com ele para esse lugar onde tudo pode ser o que quisermos. É esta maturação pessoal e artística que o Filipe nos mostra com este disco. Um disco onde sentimos o processo: de aceitação e de não resignação. É inquieto mas optimista. Dá e tira e não existem respostas, tudo é sugestão, tudo condiciona, porque “o sul PODE ser o norte de alguém...”.

Quando Filipe Sambado nos estende o single de apresentação e “pede”, ironicamente, autorização ao senso comum instituído - “deixem-me lá” - lança simultaneamente o desafio. Deixem-se lá ser curiosas. Atrevidos por vos acharem bonitos. E mostra como se faz, sem pensar muito no assunto.

Filipe Sambado sabe que isto não é só música. E por isso mete corpo na cultura popular: lembra-nos o efeito que causava António Variações ao descer a Rua Garrett poucos anos antes de Filipe nascer. 

As unhas pintadas do Filipe hoje parecem ser os brincos do António ontem. Se os brincos romperam a norma de como se tinha de Ser, as unhas do Filipe parecem destruir os sentidos atribuídos ao Ser e isto transforma o Filipe em discurso.

Sem comentários:

/>