17/06/2019

ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO LANÇA PETIÇÃO PARA DECLARA A OBRA DE JOSÉ AFONSO DE INTERESSE NACIONAL


A Associação José Afonso lançou uma petição para "declarar a obra de José Afonso de interesse nacional". A intenção é tornar o acesso ao trabalho do músico, falecido em 1987, mais fácil: "sintomaticamente, a sua obra encontra-se esgotada, sem editora que assuma a respetiva reedição, impossibilitando assim o seu acesso público", pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.

Recorde-se que José Afonso, autor e intérprete de canções como "Venham Mais Cinco", "O Que Faz Falta", "Os Índios da Meia Praia" ou"'Grândola, Vila Morena", celebraria este ano o seu nonagésimo aniversário. "A obra de José Afonso é parte incontornável do património cultural do nosso país", lê-se ainda no comunicado, "neste contexto, a associação José Afonso divulga a petição que lançou, no sentido de que a sua obra seja declarada pelo Ministério da Cultura como facto relevante de interesse cultural".

Entre os vários argumentos apresentados pela associação, está a assunção de que a obra do músico "integra a mais vivida memória do nosso passado em ditadura e do nosso renascimento em Abril na construção de democracia". "Não obstante a indesmentível importância desta obra, encontram-se indisponíveis para aquisição onze álbuns, integrando a maioria da obra de José Afonso, face à suposta dissipação de todo o património da Movieplay, perante a insolvência, encontrando-se apenas existentes no mercado discográfico três álbuns".

A petição está disponível, aqui.

Sem comentários:

/>