06/06/2019

ZIGURFEST 2019 | Lamego


De 21 a 24 de Agosto, passado, presente e futuro encontram-se em Lamego. O (re)encontro acontece já no dia 6 de Julho, o Teatro Ribeiro Conceição é invadido pela festa de aquecimento do ZigurFest, à boleia de velhos conhecidos — começando na poesia singular e muito portuguesa dos Lavoisier; caminhando de mãos dadas com a bonomia bucólica, mas de olho posto na urbe, dos Galo Cant’às Duas; e terminando em comunhão com os pés agitados pela efusividade rítmica de Random Gods.

O alinhamento musical do festival propriamente dito será revelado na totalidade nessa mesma data, mas o véu já começou a ser levantado. Os ritmos do baterista Krake (Peixe:Avião, Dear Telephone) juntam-se à liberdade das palavras do lendário Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta), numa estreia absoluta e imperdível. Odete promete não deixar pedra sobre pedra quando apresentar a eletrónica transgressora do seu EP "Matrafona". 

A viagem sem data de regresso prossegue à volta dos muitos mundos evocados pela flauta e sintetizadores de Violeta Azevedo, que encontramos também envolta no Culto da Brisa que Jasmim fundou e que tem embevecido todos que com ele se cruzam. Por fim, dá-se um jeitinho para abraçar o esplendor de verve afiada de Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo, a puxar o lustro às canções descomplexadas e sem compromissos que ficaram no ouvido de meio mundo em 2018.

A ZONA – Residências Artísticas de Lamego volta a receber a arte mais premente que se faz in situ. À semelhança de anos anteriores, está a decorrer uma open call (até 29 de junho) destinada a escolher e acolher dois artistas plásticos e visuais para permanecerem em residência artística na cidade. Continuam também os workshops em que músicos convidados apresentam algumas técnicas de criação, produção e tudo o que vai pelo meio, e, pela primeira vez, a cidade acolhe dez peças de videoarte ao abrigo da ZONA (a open call para estas instalações decorre até 1 de agosto). Todas estas obras são apresentadas pelos seus criadores durante o ZigurFest, permanecendo expostas na Casa do Artista, no Museu de Lamego e noutros locais a anunciar.

É assim - por agora - que o ZigurFest volta a invadir Lamego. De 21 a 24 de Agosto, do Teatro Ribeiro Conceição até às ameias do Castelo, cada rua pode transformar-se num palco, e cada palco guarda uma descoberta. A entrada é gratuita.



Sem comentários:

/>