15/07/2019

HELDER MOUTINHO | “Fado da Herança”


De novo com poema de João Monge - tal como todos os outros deste seu próximo disco - e desta vez com música de um fado clássico de Alfredo Marceneiro, “Fado da Herança” é o terceiro single a ser conhecido do novo álbum do fadista Helder Moutinho. Sobre a melodia criada por Marceneiro para “Senhora do Monte” (originalmente com poema de Gabriel de Oliveira), “Fado da Herança” é um grito de despedida a um pai desaparecido, interpretado de forma emocionada e brilhante por Helder Moutinho e pelos seus músicos – Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Miguel Silva (viola de fado) e Ciro Bertini (baixo acústico) -, que assim nos oferecem mais um enorme momento de Fado.

“Fado da Herança” sucede a “Nunca Parto Inteiramente” e “Atrás dos Meus Cortinados”, os dois primeiros singles do novo álbum, sexto da sua carreira, a editar no início de 2020. O tema foi gravado no Lux Frágil, em Lisboa, com som, mistura e masterização de António Pinheiro da Silva. Na produção está Ana Sofia Carvalheda (Antena 1), com captação de som por Eric Harizanos (Antena 1) e assistência na captação de som de Francisco Pepe (Antena 1).

O próximo álbum incluirá no livreto um texto de Helder Moutinho sobre cada um dos fados (que serão conhecidos à razão de um em cada mês até ao final de 2019), os poemas originais de João Monge e uma banda-desenhada de Tomás Rosa. A gravação do disco é uma co-produção da MWF – Music Without Frontiers com o Museu do Fado e tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, da Antena 1 e do jornal Público.

Sem comentários:

/>