09/07/2019

ZIGURFEST 2019 | Lamego


"De 21 a 24 de Agosto, a cidade é nossa. Durante quatro dias, Lamego parte à descoberta de uma tradição que já pertence a esta cidade. Nesta romaria à antiga, montamos os palcos onde eles couberem para que a novidade possa espreitar a cada passo. Por estes dias, Lamego balança entre a música e a arte contemporânea, sempre de olhos abertos para o que é novo, de ouvidos postos na reverberação que toma conta das ruas.

Trilhamos o caminho do risco que se quer saudável, de forma paciente e a querer olhar em frente sob o signo da descoberta, do novo, do desafiante. É por isso que aqui a música e arte se apresentam sem rótulos nem géneros, apenas com a urgência de serem vistas. E é talvez por isso que ao fim de nove edições ainda não repetimos um único convite, num atestado de vitalidade e frescura às muitas músicas que por cá se fazem.

Com o mote de que durante quatro dias, a cidade é nossa, vossa, e de quem cá chegar, venham com a certeza de que sempre trabalhámos por fazer do ZigurFest e de Lamego um espaço seguro, confortável, tolerante, onde todas as formas de ser e estar são abraçadas e respeitadas. Para quem chega pela primeira vez, fica a promessa: são todos bem-vindos a celebrar connosco.

Olhemos então para a cidade como um palco de grandes dimensões: onde a imersão se quer total, onde há tempo para os concertos serem vistos, onde todos são cabeças de cartaz, mas acima de tudo é um local onde nos sentimos em família para celebrar ininterruptamente de 21 a 24 de Agosto.

Com a cidade como um vasto centro nevrálgico, abrimos novos caminhos que se estendem ao Museu de Lamego, Rua da Olaria e ao Parque Isidoro Guedes. Também revisitamos Velhos conhecidos como o Auditório do Teatro Ribeiro Conceição, mas abrimos espaço a que outros lugares possam brilhar. Por isso, este ano estreamo-nos no interior do Castelo de Lamego, perpetuando as lógicas de preservação e redescoberta do património erigido e de abraçar as rotinas diárias da cidade.

É por aqui que vão passar aqueles que consideramos os melhores representantes da música feita em 2019: Filipe Sambado & Os Acompanhantes De Luxo, Glockenwise, Chinaskee, Krake + Adolfo Luxúria Canibal, Odete, Jasmim, Violeta Azevedo,Minus & Mrdolly, Algumacena, Mynda Guevara, Luís Vicente + João Valinho, Terebentina, Dada Garbeck, Ivy, Djumbai Djazz, Stasya, Zentex, Afta 3000, Conferência Inferno, 3I30 , Menino Da Mãe + Raphael Soares, Tiago E Os Tintos, Daniel Catarino Trio.

E, porque todos os anos aumenta a vontade de deixar uma marca capaz de extravasar a efemeridade física dos concertos, regressa connosco a ZONA – Residências Artísticas de Lamego. Uma semana de estudos que se desdobra em dois: nas artes plásticas e visuais, e na videoarte. Tudo isto se traduz numa exposição alinhada com os valores do festival: desafiante, urgente e que nos faça questionar. Por fim, a dica que toda a gente vai querer saber ao final da noite: este ano dança-se a sério. De 21 a 23 de Agosto, encontramos abrigo em afterparties para continuar o baile e pegar fogo à pista e ao corpo todas as noites até às 06.00h.

Aos romeiros que nos procuram de longe, terão no Parque de Campismo do ZigurFest, fornecido mais uma vez pelo Município de Lamego, um espaço gratuito, soalheiro e instalado numa zona verde da cidade, pronto para receber quem viaja para descobrir a cidade e a música mais entusiasmante do ano. A capacidade do Parque é limitada e é necessária a inscrição em www.zigurfest.com. Até lá, ponham-se a caminho. O festival é grátis e nós já estamos à vossa espera." (Comunicado de Imprensa)

+ Info:


Sem comentários:

/>