08/08/2019

TAINÁ | "Sonhos"


Tainá atua este Sábado, 10 de Agosto, no MEO Sudoeste, depois dos concertos em Julho no MEO Marés Vivas e no Festival dos Canais. Esta digressão passa por alguns dos maiores festivais nacionais deste verão termina a 5 de Setembro, em Faro, no Festival F e, nessa altura, Tainá, que é de origem brasileira mas vive em Lisboa, já terá conhecido o Centro, o Alentejo, o Norte e Sul do país que escolheu para viver, gravar, e onde agora lançar o seu disco de estreia, homónimo, a 20 de Setembro.

Com 22 anos de uma vida nómada, Tainá aterrou em Portugal vinda do Brasil natal, onde cresceu e estudou música à revelia da família, trabalhando na escola para pagar o seu curso. Fixou-se em Lisboa onde, passeando pelas ruas, se juntou espontaneamente a uma jam de um grupo de músicos e foi desafiada a cantar “Corcovado”, de Tom Jobim. No final soube que se tratava da banda de Erlend Øye, dos Kings of Convenience, que no dia seguinte actuava a solo no Capitólio. Convidada a assistir ao concerto, Tainá cantava à porta da sala quando Erlend Øye a ouviu e se lhe juntou: impressionado, propôs-lhe actuar na primeira parte dos seus dois concertos seguintes em Portugal. 

Estes e outros factos transformam-se em histórias fascinantes quando relatados por Tainá, exímia contadora, cantora e compositora, que no single de estreia “Sonhos” revelou o primeiro capítulo de uma estreia notável. Dia 20 de Setembro, “Tainá”, o disco, promete continuar a desvendar mais um pouco da história deste novo talento que une os dois lados do Atlântico.

Sem comentários:

/>