29/11/2019

ANTÓNIO ZAMBUJO DISTINGUIDO COM O PRÉMIO JOSÉ AFONSO COM O ÁLBUM “DO AVESSO”


António Zambujo acaba de ser premiado com o Prémio José Afonso 2019, com o seu mais recente álbum, “Do Avesso”. A distinção foi deliberada por unanimidade pelo júri, constituído pela pianista Olga Prats (convidada pela Câmara Municipal da Amadora), pelo professor de música Sérgio Azevedo (indicado pela Escola Superior de Música de Lisboa) e pelo músico Júlio Pereira (vencedor do Prémio José Afonso 2018).

O júri considerou que este álbum representa “não só a continuação do percurso extremamente coerente de António Zambujo, mas também um ponto alto pela confirmação das suas qualidades interpretativas e a grande inspiração criativa que revela”. Os jurados referiram ainda que “cada canção de Zambujo conta uma história, e cada álbum é, em si, uma história, na linha de José Afonso, para quem a música estava intrinsecamente ligada quer à sua vida interior quer às circunstâncias do mundo em que viveu”.

O Prémio José Afonso tem como objetivo homenagear o cantor e compositor português José Afonso e incentivar a criação musical de raiz portuguesa, ao premiar um álbum inédito, editado no ano anterior ao da edição do Prémio, cujo tema tenha como referência a Cultura e a História portuguesas. O álbum vencedor recebe da autarquia o prémio de cinco mil euros.

Recentemente, António Zambujo foi nomeado para um Grammy Latino, graças à canção “Sem Palavras”, com música de Mário Laginha e letra de João Monge, e que faz parte do álbum “Do Avesso”.

“Do Avesso” é um disco em que Zambujo abraça novas abordagens musicais e evoca referências até hoje pouco exploradas no seu percurso, o que resulta num disco arrojado, surpreendente e arrebatador.

Sem comentários:

/>