17/12/2020

CRIATURA | "Bem Bonda"


Depois de “Aurora” (2016), seguida de uma imersão profunda no interior da Criatura, mas também no interior de Portugal, "Bem Bonda", o novo álbum da banda, anuncia-se para o início de 2021. "Bem Bonda" é um resgate da ancestralidade linguística beiroa, uma expressão mutável, dependente das gentes e dos lugares, que dentro do mundo dos significados nos lembra não só que “já chega”, como também que, “como se não bastasse”, “um mal nunca vem só”. 

Trata-se de uma ode intervencionista à alternativa de evolução, à necessidade de mudança, à urgência de imaginarmos novos caminhos, sem esquecermos de onde vimos, da memória e da identidade da cultura que nos faz ser as criaturas quem somos. Uma obra onde o ímpeto da intervenção cultural, espiritual e social surge tanto através da palavra, como através do som, ou no incentivo à ação, como a batermos o pé por um mundo onde possamos continuar a sentir e a deixar que se sinta, antes que seja tarde demais. 

Depois de uma “Aurora” alentejana acompanhada pelo Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, “Bem Bonda” contou com a participação do Coro dos Anjos, grupo coral artivista sediado no bairro dos Anjos, em Lisboa, composto por vários compositores e cantores de amigos e amigas da Criatura, que vêm dar voz ao corpo que aconchega a gente. 

O bando fez da Serra da Estrela residência de composição e concetualização da nova obra. A pedra que dá capa ao disco pelas lentes de João Catarino e Catherina Cardoso, é o simbolismo da montanha, ponto de partida do processo de transformação que inspirou também a edição especial do formato físico de lançamento levada a cabo pelo artista plástico Diogo Vaz Cavaleiro, que será revelada nas páginas oficiais do bando ao longo dos próximos dias. 

A Criatura é um eclético bando de músicos, artistas e gente que se dedica a revisitar a memória popular do território que habita e que a partir dela se propõe a criar música e arte que nasce de outras formas de olhar, sentir e ser a tradição.

Sem comentários:

/>