01/02/2021

O GAJO | "Electro Santa"


"Electro Santa" é o primeiro tema de avanço do novo disco "Subterrâneos" que é editado a 15 de Março. Este disco já se encontra em pré-venda no site da editora Rastilho Records. 

Se em março de 2020 a pandemia travou os concertos e quase toda a atividade cultural nos seus vários formatos, não travou a capacidade criativa d'O GAJO que, apoiado pelo Fundo Cultural do Ministério da Cultura, mergulhou na composição de um novo disco. Depois de "Longe do Chão" (2017) e do quádruplo EP "As 4 Estações do Gajo (2019), “Subterrâneos” é o 3.º disco de originais a lançar por João Morais // O Gajo e representa uma nova abordagem ao seu trabalho orientado pela primeira vez para o formato trio.

Com Carlos Barretto no Contrabaixo e José Salgueiro na Percussão, surgem composições mais arrojadas que transportam a Viola Campaniça para novos e mais ambiciosos territórios. O resultado é sempre surpreendente e inovador conferindo novas potencialidades musicais a este cordofone tradicional. 

“Electro Santa” tem como inspiração o texto do portuense Artur Rockzane, “Soror Messalina” e a história psicadélica da Monja do Caos na sua intermitência entre a devoção e o pecado. O sopro do Búzio, incluído também no vídeo, anuncia uma espécie de “caçada” psico-mental arrancando depois uma batida forte e intensa como se fôssemos perseguidos por todos os nossos demónios ao mesmo tempo e a captura fosse inevitável. O disco “Subterrâneos” já se encontra em pré-venda no site oficial da Rastilho Records.


Sem comentários:

/>