21/03/2021

WESTWAY LAB REGRESSA ESTA PRIMAVERA EM FORMATO DIGITAL PARA A SUA 8ª EDIÇÃO COM CONCERTOS TRANSMITIDOS ONLINE DIRETAMENTE DO CCVF


O Westway LAB regressa ao seu calendário de primavera para cumprir a sua 8ª edição consecutiva. Uma viagem de quatro dias assegurada pela via digital entre 7 e 10 de Abril, com a celebração da música a impulsionar encontros profissionais e trocas de conhecimento para sustentar caminhos futuros.

As noites de 9 e 10 de Abril chamam projetos artísticos nacionais ao palco do Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) para seis concertos que podem ser vividos e acompanhados através da transmissão digital, em sinal aberto, na página Facebook do evento – facebook.com/WestwayLAB.Portugal –, aos quais se juntam, também virtualmente, vários showcases internacionais na tarde de sábado. 

A abrir os concertos da 8ª edição do Westway LAB, com transmissão digital e curadoria do Why Portugal e da Antena 3, os Diabo a Sete surgem na sexta-feira, 9 de abril, às 21.00h, para cruzar ritmos, melodias e instrumentos associados à matriz tradicional, com letras e sonoridades contemporâneas desta banda folk-rock portuguesa. Criativos e com um imaginário particular, já reconhecidos como uma referência incontornável na reinvenção da música portuguesa de raiz, apresentam-se numa altura em que se preparam para gravar o quarto álbum de originais, com edição prevista para este ano. 

A mesma janela online abre-se se seguida para o artista multidisciplinar Tristany pintar com a sua voz, ilustrando a realidade por ele vivida, através do seu olhar e do olhar das pessoas que o rodeiam, numa expressão de sonoridades cruas com ritmos e estímulos visuais diversificados. Às 22.00h, o músico traz na bagagem o álbum de estreia Meia Riba Kalxa (2020), que tem recebido amplos elogios da crítica especializada. 

Esta noite fecha com Da Chick. Intérprete, compositora e recentemente produtora do seu mais recente álbum Conversations with the beat, a portuguesa Da Chick continua em mutação na pesquisa pela liberdade e novas formas de expressar a sua visão e criatividade. Do electro ao disco, do boogie ao dub, de cantar a produzir música, Da Chick parece estar apenas a começar a sua longa viagem pela música e a partir das 23.00h, no Westway LAB, promete deixar-se guiar pelo momento e pelo seu maior aliado, o groove, através de uma performance intimista e experimental. 

O sábado, 10 de Abril, reserva-nos a entrada em ação de Bicho Carpinteiro quando as 21h baterem à porta. Este caldeirão de rock instrumental e um folk “musculado” regado a viras, fados, chulas e lenga-lengas servidos numa bandeja de ambientes eletrónicos temperados com toda a riqueza que a tradição portuguesa tem para oferecer, mostra-se através de violas braguesa e beiroa e cavaquinhos eletrificados, bombos tradicionais e adufes quitados e lenga-lengas com auto-tune às mãos de Vasco Ribeiro Casais (Omiri, Seiva, Dazkarieh) e Rui Rodrigues (Casuar, LOT, Uxukalhus). 

O Bicho é (per)seguido às 22.00h por Beatriz Pessoa, cantora e compositora que vive num equilíbrio artístico entre o sonho e o pragmatismo, por entre uma (ainda) curta e promissora carreira que já a levou a pisar alguns dos mais importantes palcos de festivais nacionais e internacionais como o NOS Alive, Meo Marés Vivas, SuperBock em Stock ou o Audio Rebel, no Brasil. 

Apaixonada pelo calor da música brasileira, Beatriz atravessou o Atlântico em 2019 para gravar o seu primeiro longa-duração, Primaveras, adiado por conta da pandemia mas que agora chega ao Westway LAB e já se encontra disponível nas plataformas digitais.

Sem comentários:

/>