04/04/2021

HOMEM EM CATARSE | "Santa Marta das Cortiças"


Já está disponível hoje em todas as plataformas digitais o single de avanço para sete fontes, o novo longa duração de Homem em Catarse. Com data de edição marcada para 30 de Abril e selo Regulator Records, o novo trabalho oferece uma reflexão sobre o território, de forma delicada e emotiva.

Composto entre o piano, os field recordings e a eletrónica, sete fontes é um disco orgânico que se alimentando de um mundo sentido à flor da pele e do distanciamento causado por uma pandemia. O primeiro tema de avanço, Santa Marta das Cortiças, é lançado hoje nas plataformas digitais. Produzido no âmbito do programa de apoio à criação artística Trabalho da Casa promovido pelo gnration, sete fontes contará com uma pré-apresentação online, através de uma peça vídeo pelo artista multidisciplinar Francisco Oliveira. 

Partindo da reflexão, delicada e emotiva, que o disco faz sobre o território, Francisco Oliveira entrega uma dimensão visual que propõe uma outra reflexão sobre um território informal, num universo reflexivo e onírico, com base em manipulações videográficas e de técnicas de modelação 3d. 

Natural de Barcelos, mas atualmente radicado em Braga, Afonso Dorido é um dos fundadores do coletivo post-rock indignu [lat.], tendo, desde 2013, vindo a construir um sólido caminho a solo como Homem em Catarse. Estreou-se em 2015, com o promissor EP “Guarda-Rios”, para, dois anos mais tarde, nos levar por uma “Viagem Interior”, disco conceptual onde, a partir de um texto de José Luís Peixoto, descreve 17 locais do interior de Portugal. 

Em 2019, grava o seu primeiro registo ao vivo, “Ao Vivo na Porta 253” e, no início de 2020, lança “sem palavras | cem palavras”, disco integralmente instrumental criado a partir de um poema de cem palavras escrito por si.

Sem comentários:

/>