Não escondendo o seu carácter biográfico, Jónatas Pires dá a conhecer hoje, o novo single do seu primeiro trabalho em nome próprio – “Terra Prometida”. Sucedendo ao auspicioso “Eu só Preciso” publicado em Novembro passado, esta nova revelação do álbum que aí vem, recupera a energia adolescente e pueril de que nos lembramos quando, na década passada, nos surpreendemos com “Os Pontos Negros”, o grupo em que debutou.
“Terra Prometida”, um clássico no sentido mais nobre do termo, adianta-nos um compositor formado na audição dos mais brilhantes cantautores. Mas o que seguramente nos ressalta é a abordagem poética a um universo pessoal que a própria vida moldou. Uma história assente na verdade, tal e qual nos habituámos a classificar uma (verdadeira) canção rock, descrevendo-nos o quotidiano sem filtros. Aliás, este é mais um sinal do que Jónatas Pires nos trará no seu longa duração.
“Terra Prometida” conta com vídeo de Tiago Brito, repetindo a colaboração de “Eu só preciso”. Com um guião concebido em parceria, Tiago e Jónatas transportam-nos à geografia da canção através de um “vídeo andante” em que a montagem reforça a energia musical da canção.
“No segundo teledisco assumimos uma abordagem literal, num percurso por alguns lugares citados na canção, num estilo documental e com poucos artifícios.
Uma abordagem que desse espaço à narrativa da canção, cheia de vivências e referências. A simplicidade de um homem e um caminho, uma banda no lado oposto à Terra Prometida.” (Tiago Brito)
Com produção de Silas Ferreira, companheiro na banda “Os Pontos Negros”, esta canção conta ainda com a participação de outro dos cúmplices dos velhos tempos e, diríamos, da vida, o baterista David Pires, irmão de Jónatas. Ainda, António Quintino, no baixo; o piano de Joana Wagner Pinto no piano; e nos coros, Samuel Úria.
Sem comentários:
Enviar um comentário