29/05/2021

BEATO | "À Beira-Mar"


O single "À Beira-Mar", editado ontem, é o primeiro tema de Beato para o longa duração, que verá em breve a luz do dia, com selo Valentim de Carvalho. Foi gravado nos estúdios de Paço de Arcos e nos Estúdios do Beato, com letra e música de Beato, co-produzido com Nuno Rafael. Conta com as percussões de Jorge Costa, as vozes de Mariana Camacho, trombone de Hugo Esteves e cavaquinho Cabo-Verdiano de Romeu Ornelas. 

"À Beira-Mar" é como que a renovação de Bruno Vasconcelos, o Beato. Um concentrado com sabor a Verão eterno e mojitos, que nasceu fora de época – em pleno Inverno –, mas que assume esse exercício de recuperar o pôr-do-sol laranja e a sensação de estar a boiar ao som da maresia. 

Um registo sobre bons momentos, com aroma a nostalgia e amor, gravados em slow motion. Tudo é colorido e soalheiro no mundo concebido por Beato, alter-ego de Bruno Vasconcelos. É assim que o músico e compositor português marca mais uma nova etapa do seu percurso artístico – Beato –, um lugar onde nasce o seu mais recente projeto; um lugar de vários universos e influências que se materializam em canções salpicadas a pop acústico que nos transportam para uma sonoridade por vezes insular. Este lugar não deve ser entendido apenas no sentido figurativo. É real. É feito de paredes, janelas como uma renovada perspetiva sobre o mundo. 

É no Beato (o bairro lisboeta), que Beato (o músico) encontra uma cidade que se renova e que se ilumina com a geração de artistas, artesãos e empreendedores que aqui lançam fundações para o próprio auspicioso futuro. 

A geração de Beato (o músico), que apesar de se encontrar no olho da tempestade, em pleno momento histórico sem precedentes, se atreve a sonhar com o amanhã. A música de Beato é tudo isto: uma espécie de saudade do futuro, entre a nostalgia e o otimismo, com a segurança de quem sabe que melhores dias virão e que os irá desfrutar, como um dia de praia que só termina quando o sol se põe. 

"À Beira-Mar" é também sobre a vontade de embarcar numa vida mais simples, sem necessidade de colete salva-vidas; de deixar para trás o mundo complexo e real - «Eu dava tudo para ficar aqui à beira-mar», diz Beato, mas será que o fará?

Sem comentários:

/>