08/08/2021

CONCORDIS | "Encontros"


Só o que tem sentido de continuidade pode aproveitar a dinâmica e a força expressiva que o Quarteto Concordis nos propõe e convida a escutar no tema “Encontros”. Porque de “Encontros” se trata quando os sons que escutamos, irrompe dentro de nós como o vento que sopra sempre novo, como a fronteira que desafia a quietude do coração ou como a memória que desassossega a sabedoria dos mestres. 

Na verdade, o tema “Encontros” torna presente a herança musical de Carlos Paredes e de José Afonso. E essa herança se converte no discurso poético que se inquieta em cada frase musical, que se contempla em cada gesto dos instrumentistas, que está presente em cada nota - de forma simples, sublime, luminosa – da entusiasmante narrativa musical de “Encontros”. 

Porém, o entusiasmo entendido como uma força positiva, só por si não basta, tem, inevitavelmente, de traduzir o impulso de uma outra força mais subterrânea e menos evidente que assegura a continuidade indispensável da musicalidade – e da portucalidade, porque não dizê-lo – que dá sentido a um contínuo e novo impulso presente nos arranjos de Pedro Louzeiro, permitindo o espaço e o tempo para o nosso desejado encontro com “Encontros”.
 

Sem comentários:

/>