24/09/2021

AFONSO PAIS APRESENTA "O QUE JÁ IMPORTA" NO PORTO E EM COIMBRA


Depois de uma estreia ao vivo no Teatro Maria Matos, no passado mês de Junho, Afonso Pais retoma a estrada neste mês de Outubro, com o seu novo disco “O Que Já Importa”. Com este conjunto de canções, Afonso Pais, compositor e guitarrista, inaugura um novo capítulo de concretização artística quatro anos depois da edição discográfica anterior. 

Não será certamente exagerado dizer que o período de tempo que medeia entre esse momento e o momento presente foi de revolução interior e de reinvenção. O Blues é a memória animada mais antiga que tenho. Trouxe a música até mim, depois a guitarra. Antecede todas as escolhas de uma vida musical. “O Que Já Importa” não recapitula. Precede. (Afonso Pais) 

Este espetáculo apresenta-se agora no Porto e em Coimbra, dias 02 e 03 de Outubro respetivamente, e centra-se nesse ponto de viragem, numa celebração ao vivo. Em palco estarão dois Trios: três vozes – João Neves, Luísa Caseiro e Nazaré da Silva – somadas aos três instrumentos da secção rítmica – João Hasselberg no baixo elétrico e João Lopes Pereira na bateria, para além de Afonso Pais –, que funcionam ora em simbiose ora em contraponto ao longo das músicas, nas quais descrevem um vaivém tímbrico e de espacialidade que é essencial à simplicidade com que a mensagem musical se propõe ser transmitida ao ouvinte. 

“O Que Já Importa” celebra o que a música pode ter de mais conciso. A depuração rítmica de cada uma das canções é o mote para a sua particularidade: cada faixa ouvida revela aos poucos a mensagem como num mantra, em repetições que tornam reconhecível o retrato musical como um todo, como um só retrato, particular e irrepetível.

Sem comentários:

/>