09/09/2021

FRED | "Road of The Lonely Ones"


Dois anos depois de se ter estreado em nome próprio com o disco “O amor encontra-te no fim”, FRED regressa com "Series Vol.1 – Madlib", com edição marcada para 24 de Setembro. O single de avanço divulgado, "Road of the Lonely Ones" conta com Eduardo Cardinho no vibrafone, Diogo Santos no piano, Filipe Louro no baixo, Zé Cruz no trompete e flauta, Iúri Oliveira nas percussões e A Garota Não nos coros. Em "Series Vol.1 – Madlib", Fred faz uma espécie de tributo a Madlib – aka Otis Jackson Jr. –, o grande mestre da produção, um decantador do som. 

De Otis Jackson Jr. vem a inspiração para muitas outras coisas: o groove, o requinte e a sofisticação que estão em cada um destes dez temas. Escutamos Fred a tocar bateria como até hoje não tinha tocado – mesmo que soubéssemos que ele é um baterista de excelência, com uma plástica impressionante que vai do punk-rock ao boom-bap”, escreve Bruno Martins. “Se é verdade que neste novo disco, FRED foi obrigado a esforço extra para corresponder à novidade da imprevisibilidade jazzística, também é verdade que não há nada neste disco que soe a esforçado”, conclui o jornalista. 

Com mais de 20 anos de carreira, o baterista e produtor tem com a música uma relação quase umbilical. Dos longínquos Yellow W Van aos Orelha Negra, passando pelos Buraka Som Sistema e a Banda do Mar, FRED deixou a sua impressão digital e cunho em inúmeros projetos. O concerto de apresentação de "Series Vol.1 – Madlib" acontece dia 25 de Setembro, às 18.00h, no anfiteatro do Jardim Botânico da Casa da Cerca em Almada, no ciclo "Há Música na Casa da Cerca".

Sem comentários:

/>