08/09/2021

SENSIBLE SOCCERS | "Cantiga da Ponte"


"Cantiga da Ponte" é o tema de abertura de "Manoel", o quarto LP dos Sensible Soccers, e foi criado para acompanhar o trecho de abertura de "Douro, Faina Fluvial", o primeiro filme de Manoel de Oliveira, uma espécie de poema visual centrado no Rio Douro com a Ponte D. Luís no papel principal. Talvez também por isso esta canção tenha claramente duas margens e uma ponte a ligá-las. 

Em "Cantiga da Ponte", os Sensible Soccers voltam a trazer elementos emblemáticos do último disco, como o baixo transmutado (quase irreconhecível) ou as percussões, mas, desta feita, deixam para trás as emulações de instrumentos para dar lugar a um piano, flautas transversais e saxofones de verdade. Assume a forma de uma cantiga, rendilhada, nostálgica e emotiva, com jeito de trova e sabor quase erudito. 

A ideia de "Manoel", o quarto LP dos Sensible Soccers, nasce da vontade de compor uma banda sonora para "Douro, Faina Fluvial" (1931), o primeiro filme de Manoel de Oliveira (à data com 22 anos de idade). A banda tinha feito o mesmo para "Homem da Câmara de Filmar" de Dziga Vertov, respondendo a uma encomenda da Casa das Artes de Famalicão, as similaridades entre as obras são evidentes e a vontade de continuar a explorar este filão era grande. 

O projeto torna-se mais ambicioso quando se confrontam com a relação especial entre "Douro, Faina Fluvial" e "O Pintor e a Cidade" (1956), filmes completamente antagónicos - o segundo funciona como uma negação do primeiro - separados por vinte e cinco anos e unidos pela cidade do Porto neles impressa. Ver os dois filmes de seguida fez desenhar uma viagem a dois passados distintos, um exercício de memória impactante e emocionante, um convite à reflexão sobre a identidade e desenvolvimento da cidade até aos nossos dias. 

No dia 19 de setembro, pelas 19 horas, no Auditório do Museu de Serralves, os Sensible Soccers apresentam, pela primeira vez, "Manoel" em formato cine-concerto, inserido nas comemorações dos 90 anos do "Douro, Fauna Fluvial" promovidas pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

 

Sem comentários:

/>