02/12/2021

FESTA DO JAZZ | Lisboa


De 18 a 19 de Dezembro de 2021 decorre a 19.ª Edição da Festa do Jazz, o mais importante festival de jazz feito por músicos portugueses a nível mundial com o melhor da música improvisada atual. O evento retorna a Lisboa em formato presencial e aberto ao público. Os concertos profissionais desta edição realizam-se, pela segunda vez, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, e volta a contar com a RTP Palco como parceira. Desta forma, todos os conteúdos Festa do Jazz 2021 estarão disponíveis nesta plataforma, além dos concertos serem transmitidos em direto. 

A Associação Sons da Lusofonia (ASL) com direção artística do músico Carlos Martins, programa, organiza e produz a Festa do Jazz que culmina num fim-de-semana de concertos e outras atividades que permitem refletir sobre o momento que esta área da cultura vive atualmente. Este ano a Festa conta, pela primeira vez, com a colaboração de Beatriz Nunes e Pedro Melo Alves na programação do evento, através da curadoria de um grupo musical/projeto artístico escolhido por cada um deles que integra a programação principal de concertos da Festa do Jazz 2021. 

Sobre estes convites, Carlos Martins acrescenta “enquanto diretor artístico tenho desde sempre procurado incluir as várias tendências musicais presentes na comunidade jazzística nacional. Creio agora ter chegado o momento de ir mais longe e por isso decidi chamar outros ouvidos para propor novas músicas e novas tendências porque isso é essencial à Festa do Jazz e a qualquer festival que queira manter a beleza a frescura criadas e cuidadas durante praticamente 20 anos. E já sentimos esse impulso na programação deste ano.” 

Nesta edição, regressa também o Encontro Nacional de Escolas de Jazz em formato presencial e ao vivo numa programação que decorre na sua totalidade no Espaço Espelho D’Água, muito próximo do CCB. Neste encontro, escolas de norte a sul do país tocam para um público diferente, num momento único em que os participantes se podem ouvir uns aos outros, ter os professores juntos a vibrar com os seus combos, falar sobre o ensino da música em Portugal ou ainda ter os músicos mais velhos a escutar os seus potenciais sucessores. 

A Festa do Jazz continua também nesta edição a fomentar os debates e a construção de massa crítica no jazz português. Para isso o evento promove duas conversas também no Espaço Espelho de Água, uma sobre o Ensino do Jazz em Portugal, dia 18 às 15 horas e outra sobre a necessidade de trabalhar em rede numa conversa intitulada de Portugal Jazz (a Rede Portuguesa de Jazz), no mesmo espaço dia 19 também a partir das 15 horas. Momentos essenciais para a construção e consolidação da comunidade jazzística portuguesa. 

A Festa do Jazz foi durante muito tempo o único festival português que de forma inclusiva chamou as diversas linguagens em cena do jazz português sendo essa uma premissa essencial para a construção de uma ideia de pertença alargada a todos os que fazem boa música independentemente do seu estilo. A programação deste ano continua essa prática altamente saudável e orgânica de ter os melhores frutos da época”, refere o diretor artístico Carlos Martins.

Sem comentários:

/>