17/04/2024

FESTIVAL POLÍTICA REGRESSA A BRAGA COM ESTREIA NACIONAL DO FILME “ONDE ESTÁ O ZECA?”

O Festival Política está de regresso em 2024 com a "Intervenção" como tema central da programação. Em Braga, o Festival Política ocupa o Centro de Juventude de 2 a 4 de Maio, com 23 atividades na programação. Um dos pontos altos da edição de Braga será a estreia nacional do documentário “Onde Está o Zeca?”, um filme de Tiago Pereira com Abel Andrade e um conjunto de amigos. Trata-se de uma coprodução entre A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria e o Festival Política. 

“Onde Está o Zeca?” é um filme dedicado à figura do cantautor Zeca Afonso, mas também à lenda e ao mito que se tornou depois da sua morte, num país que o celebra como símbolo da revolução da liberdade. O documentário conta com a intervenção de dezenas de artistas, como Gil Dionísio, Cantares de Alcáçovas, B. Fachada, A Garota Não, Luca Argel, Capicua, Fado Bicha, Pierre Aderne, Joana Negrão, Coro dos Anjos, Pedro Silva Martins ou Francisco Fanhais. 

Para Tiago Pereira, realizador do documentário, “Onde Está o Zeca?” apresenta-se como uma forma de assinalar o aniversário dos 50 anos do 25 de Abril, num reconhecimento de tudo aquilo que ainda falta fazer. “Acima de tudo, este filme não é sobre a palavra de um ‘messias’, mas antes uma reflexão sobre a necessidade de se humanizar: a liberdade nunca pode ser um espaço que desumaniza, porque se assim for perdemos tudo”

“Onde Está o Zeca?” quer questionar a herança deixada por Zeca Afonso. Quando se pergunta onde é que ele está, de certa forma fica no ar a reflexão que o filme precisa. Qual é o mito que cada um de nós construiu sobre esta figura?”, aponta Tiago Pereira. 

A programação completa do Festival Política, que combina cinema, performances, música, humor, exposições e conversas de entrada gratuita, será divulgada no dia 23 de abril em conferência de imprensa a acontecer no Centro de Juventude de Braga. 

O Festival Política de Braga é um conceito da Associação Isonomia, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga, InvestBraga, Centro de Juventude de Braga, Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições e Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal. 

Em 2024, após Lisboa (Abril) e Braga (Maio), o Festival Política terá ainda edições em Loulé (Outubro) e em Coimbra (Novembro). Ao longo deste mês de Abril, Grândola acolhe no Cineteatro Grandolense um ciclo de cinema Festival Política.
 
 

Sem comentários:

/>