A RTP acaba de disponibilizar as 20 músicas a concurso na edição deste ano do Festival da Canção, já disponíveis em todas as plataformas digitais. Joana Alegre está de volta ao certame, desta vez como autora, assinando a letra, música e direção musical do tema 'Cotovia', interpretado por Diana Vilarinho, com contributos da fadista e de Ricardo Ribeiro na fase de finalização A canção foi uma das seis selecionadas através da livre submissão aberta ao público.
Embora em tom esperançoso, "Cotovia" aborda o tema sensível da falta de direitos das mulheres no Afeganistão. A cantautora revela que "em conversa sobre músicas a criar, a Diana Vilarinho mostrou vontade de cantar sobre a perseguição das mulheres no Afeganistão e eu senti e revi-me no que falámos sobre este assunto. Pouco tempo depois, a Meryl Streep dizia que um pássaro tem mais direitos do que uma mulher em Cabul e a inspiração veio na forma desta 'Cotovia', que depois ganhou com os inputs da Diana e do Ricardo Ribeiro. Agora espero que venha a voar bem alto na voz da Diana".
"Cotovia" é um tema marcado pela sonoridade do rajão e da braguinha madeirense, num contributo criativo de André Santos, e de percussão tradicional portuguesa, por Marito Marques, percussionista tradicional radicado no Canadá, aliados ao som característico da guitarra portuguesa, por Rui Poço. O tema foi coproduzido por Joana Alegre e Mikkel Solnado e gravado entre os Great Dane Studios e o Canadá.
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário