12/04/2025

CRISTINA BRANCO LANÇA SINGLE "TERESA TORGA"

Em vésperas do aniversário da Revolução dos Cravos, Cristina Branco regressa assim ao universo de José Afonso acompanhada do mesmo núcleo de músicos extraordinários que participou no aclamado “Abril”: Ricardo Dias ao piano, com o seu toque simultaneamente lírico e incisivo; Bernardo Moreira no contrabaixo, conferindo uma base rítmica e harmónica de sofisticada solidez; Alexandre Frazão na bateria, com a sua reconhecida versatilidade e sensibilidade dinâmica; e Mário Delgado na guitarra elétrica, cujo universo sonoro único transita entre tradição e experimentalismo. A este quarteto junta-se o talento emergente de Tomás Marques no saxofone. 

Muito simbolicamente, o single “Teresa Torga” terá a sua estreia ao vivo já a 25 de abril, num concerto no Mercado da Ribeira, em Tavira. No âmbito da tour nacional “Cristina Branco canta José Afonso”, destaque ainda para os espetáculos de 26 de abril, no Centro Cultural de Viana do Castelo, e de 17 de dezembro, na Casa da Música do Porto. 

 "As mulheres são simbólicas e omnipresentes na obra de Zeca Afonso. Numa enorme solidão, Teresa Torga foi notícia de jornal, em 1975, por dançar nua na rua. O seu silêncio, esse silêncio que grita dentro da canção do Zeca, sempre me soou a luta muda: “Mulher na democracia não é biombo de sala”. 50 anos depois, em tantos lugares, pouco ou nada mudou.» (Cristina Branco)

Sem comentários:

/>