De 3 a 6 de julho de 2025, a Póvoa de Lanhoso acolhe a primeira edição do Festival Instrumental Portugal — um festival aberto, inclusivo e gratuito, que celebra a diversidade da criação instrumental portuguesa, sem barreiras de género, estilo ou linguagem. Entre concertos, encontros, oficinas e projetos comunitários, propõe-se um espaço de partilha entre artistas e público, de todas as gerações.
Durante quatro dias, o Theatro Club, o Centro Interpretativo Maria da Fonte e a Praça Eng. Armando Rodrigues recebem música original, jam sessions abertas, oficinas com a comunidade e o ciclo de conferências Falar Instrumental, onde se discutem temas centrais para o futuro da criação musical em Portugal — da edição à circulação, passando pelo financiamento e o cruzamento com outras áreas criativas.
O festival é inaugurado com um concerto de Manuel de Oliveira, que assume a função de anfitrião desta primeira edição.
A programação inclui atuações de Tó Trips, Sandra Martins, Marta Pereira da Costa e João Frade & João Silva, entre outros convidados.
Haverá ainda jam sessions com participação livre e uma apresentação final resultante do projeto comunitário coordenado por Mário Gonçalves, que junta várias associações culturais do concelho da Póvoa de Lanhoso em oficinas de percussão tradicional e ensaios abertos.
Manuel de Oliveira – Looping Solo (3 de Julho, Theatro Club)
João Frade & João Silva – Lugares (4 julho, Praça)
Tó Trips - A Solo (4 de julho, Praça)
Sandra Martins – Vapor (5 de julho, Praça)
Marta Pereira da Costa – Sem Palavras (5 de julho, Praça)
O Festival Instrumental Portugal é uma iniciativa da Portugal Music 360, em co-produção com o Município da Póvoa de Lanhoso.

Sem comentários:
Enviar um comentário