L’Étoile et le Chariot é o primeiro álbum de Romain Valentino, músico e compositor ítalo-francês residente no Porto. Depois do lançamento dos singles “Vender o País” e “Recado”, que contou com a participação de Luca Argel, Romain apresenta finalmente o seu disco de estreia.
O projeto, cujo título faz referência ao Tarot de Marselha, foi sendo desenvolvido ao longo de uma sedimentação de anos, e chega agora à maturidade incorporando as muitas influências acumuladas, provindas da música popular brasileira, do folklore latino americano, da canção italiana e francesa, com um resultado difícil de enquadrar dentro das categorias musicais habituais.
O álbum é composto por 10 temas, em português e em italiano, com canções bilingues e diálogos entre Itália, Brasil e Portugal, refletindo um processo de aculturação pessoal e coletivo marcado pela estratificação.
A direção da produção musical, de responsabilidade do músico português Telmo Sousa (Caravela, Mário Lúcio), assume a escolha de um processo totalmente acústico, porém procurando produzir um universo sonoro que extravasa as expectativas que a ideia de “acústico” normalmente traz.
Nas letras das músicas, uma voz íntima articula inquietações e esperanças, abordando a relação complexa e fecunda entre indivíduo e coletivo e juntando fragmentos para a construção de um horizonte de paz e transformação.
O álbum conta com a participação de cerca de 20 intérpretes diferentes, com contributos de vozes, percussões, sopros, piano, guitarras, cordas, e algumas colaborações no plano da composição e das letras.
O álbum estará disponível no Bandcamp e terá uma edição física ilustrada em formato de posterzine em que um código QR dará acesso às músicas com qualidade superior.
L’Étoile et le Chariot vai ser apresentado em concerto ao vivo com banda no Mafamood, em Vila Nova de Gaia, no dia 20 de junho, às 21.00h.
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário