28/08/2025

SÉRGIO GODINHO | 80 anos Celebrados na Feira do Livro do Porto e com Livro de fotografia por Rita Carmo

Não é segredo, Sérgio Godinho comemora seu octogésimo aniversário no próximo dia 31 de agosto. Motivo seguramente de alegria para os que ao longo de mais de cinco décadas são acompanhados pela música e palavras do "escritor de canções". 

Em 2025, a celebração está a ser feita no Porto, cidade natal de Sérgio e que lhe dedicou a edição deste ano da Feira do Livro, que decorre entre 23 de Agosto e 7 de setembro nos Jardins do Palácio de Cristal. 

A par de uma programação com inúmeras ligações à obra de Sérgio Godinho, o evento reservou ainda algumas ações especiais que enaltecem o carácter singular da sua personalidade criativa: no passado dia 23, ao nível institucional, a atribuição da Medalha de Honra da cidade e da Tíllia de Homenagem na Avenida das Tílias dos Jardins do Palácio de Cristal; num desafio criativo a oito autores BD, a exposição e livro "O Meu Sérgio"; num encontro com os portuenses, a conversa entre Sérgio Godinho, Rui Moreira, João Gobern e Francisco José Viegas com o título de "Sérgio sobre o Porto"; e a abrir a programação de cinema, a exibição da curta "Era uma vez no apocalipse", que Sérgio protagoniza, e do clássico "Kilas, o mau da fita" realizado por José Fonseca e Costa e em que foi co-argumentista e compositor da banda sonora original. 

Já no próximo final de semana, no dia 30, dois momentos dedicados a duas disciplinas que Sérgio sempre privilegiou: a fotografia, com o lançamento do livro "Sérgio Godinho por Rita Carmo", numa sessão pública a partir das 15.00h na Biblioteca Almeida Garrett; a literatura, área criativa a que tem dados especial atenção nos últimos anos, com a apresentação da sua mais recente publicação, o livro de contos "Como se não houvesse amanhã", numa sessão com a presença também de Francisco José Viegas e de José Carlos Barros. 

 A 7 de Setembro, no encerramento do evento, o concerto "Sérgio & Os Assessores - Liberdade25" com a participação especial de Manuela Azevedo, a partir das 19.00h no Rossio, junto Pavilhão Rosa Mota, numa jornada coletiva de celebração com o público. 

Aliás, o concerto no Porto é a primeira das apresentações em palco agendadas para o mês de Setembro e que irão ainda incluir passagens por Guimarães, no Festival Manta; pela Marinha Grande, no Teatro Stephens; e a fechar o mês, a presença num dos eventos mais antigos e populares da cidade de Lisboa, a Feira da Luz que tem lugar no Largo de Carnide. 

Coincidência, esta passagem por Lisboa, já que a Câmara Municipal local irá atribuir-lhe a Medalha de Mérito Cultural numa cerimónia a decorrer no início de Setembro. Seja a norte ou a sul oportunidades para festejar com Sérgio Godinho a sua vida e a sua obra.

Sem comentários:

/>