26/11/2025

MENO DEL PICCHIA | Sentir que Vai Voar

“Sentir que vai voar”, o novo single de Meno Del Picchia, é resultado do encontro do artista com dois expoentes da nova geração da música brasileira. A composição, escrita em parceria com João Menezes, traz como feat a cantora Marina Nemésio.

Parceiro de Meno desde que se mudou para São Paulo, em 2022, assinando com ele canções como “Retina” e "Beijos que não dei” – single lançado com o pernambucano Otto –, João Menezes vem se consolidando como um dos principais compositores de sua geração com letras que versam sobre o amor, a esperança e a resistência. 

"A primeira vez que ouvi uma letra do João foi no disco do Bruno Berle (“Até meu violão”) e acho que suas composições são geniais porque ele consegue criar versos aparentemente simples mas extremamente sofisticados – com a sugestão de acrescentar ou mudar uma única palavra, ele consegue ampliar o sentido da música", diz Meno. E os temas, mesmo quando parecem abstratos, tratam de questões que são universais.” Nessa toada, “Sentir que vai voar” é um convite para atravessar o mistério da vida com coragem, transformando o medo em impulso de liberdade. 

O título nasce de um dos versos centrais da letra (“O medo de cair/ é não sentir que vai voar”) mas, ao excluir o advérbio negativo, reafirma a inclinação da música para a poesia e a imaginação: “Voar como um balão/ pra lá do céu/enxerga o chão/ Cuidar como uma mãe/ De braço eterno/a criação. 

A canção, antes mesmo de seguir para o estúdio, foi ganhando corpo no palco, quando João Menezes e Marina Nemésio resolveram inclui-la em um show no Centro da Terra, na capital paulista, no qual Meno fez uma participação especial. 

Nessa época, em 2024, “Sentir que vai voar” havia sido recém-escrita, não tinha sequer título e tampouco ganhado os elementos eletrônicos – como sintetizadores e beats – que marcam a sua versão final. “No show fizemos violão e baixo, que já foi especial, mas, quando Meno me mandou a versão final, fiquei viciada. Foi muito lindo escutar os arranjos, ver as camadas”, diz Marina Nemésio.

Sem comentários:

/>