"Portugal foi excluído das concepções hegemónicas da modernidade
elaboradas nos países do centro da Europa (Inglaterra, França,
Alemanha). Daqui derivam todas as repetidas introduções de práticas
artísticas modernas em Portugal. Só se introduz aquilo que,
originalmente, está no exterior.
As narrativas da generalidade das artes
em Portugal são muito semelhantes às narrativas que especificamente
tratam a música portuguesa na medida em que, em cada um dos momentos
fundadores de modernidade em Portugal, se referem sempre a um exterior
no qual a modernidade "estava", do qual a modernidade "vem" - e esse
exterior é a Europa, a tal Europa hiper-real.
Para Portugal a Europa é um "Outro" (p. 94).
Esta investigação aponta para dois factores decisivos na produção de uma
imagem de ausência da música portuguesa erudita, tanto histórica como
actual, na vida musical europeia.
O primeiro resulta da formação do
cânone musical no século XIX, da sua crescente supremacia durante o
século XX e dos dispositivos de poder localizados nos países centrais
que regulam e, por isso, excluem, em grande escala, os diversos produtos
culturais provenientes das periferias europeias de acordo com os seus
interesses e com as suas visões do mundo.
Estas exclusões podem assumir
as formas discursivas de considerações estéticas ou juízos de valor,
proferidas a partir dos locais de enunciação onde se localizam os
centros dos cânones, histórico ou contemporâneo, mas resultam
principalmente de um grande desinteresse e desconhecimento e por isso, a
maior parte das vezes, estas exclusões traduzem-se pelo silêncio.
O segundo factor resulta da incapacidade de instalar uma política ou uma
prática de trocas culturais em condições de igualdade por parte dos
agentes e responsáveis culturais portugueses que, no essencial, aceitam
os mesmos valores, vistos como universais, e actuam em função dos
mecanismos de poder que declaram a subalternidade, contribuindo desse
modo para a própria inexistência simbólica no interior do país. (António Pinho Vargas)
"Música e Poder - Para uma Sociologia da Ausência da Música Portuguesa no Contexto Europeu" é uma edição Almedina.
"Música e Poder - Para uma Sociologia da Ausência da Música Portuguesa no Contexto Europeu" é uma edição Almedina.
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