09/04/2012

CARLA PIRES | Discurso Direto


Hoje seguimos a rota do Fado, uma das grandes paixões de Carla Pires. "Rota das Paixões", é o seu mais recente trabalho, uma viagem de muitas histórias travestidas do  fado  que nos desperta e implode para as emoções que, depois de sentidas, dispensam quaisquer mais palavras...

Portugal Rebelde - Depois de “Ilha do Meu Fado, editado em 2005, “Rota das Paixões” o seu segundo disco chegou em finais de 2011. A que se ficou a dever esta longa espera?

Carla Pires - Durante este longo período de espera,sempre dei continuidade à minha carreira  e nunca estive parada, mas apenas agora se reuniram as condições para poder gravar, e penso que foi no momento certo! durante todo este tempo  consegui crescer como pessoa e como artista e perceber qual o meu caminho!

PR - Neste disco interpreta poemas de Paulo Abreu Lima, Tiago Torres da Silva e Florbela Espanca. A quem se ficou a dever a escolha destes ilustres poetas?

CP - A escolha dos poemas foi feita por mim em conjunto com o produtor musical, António neto e com o Joaquim balas, produtor executivo desta “Rota das paixões”

PR - Numa frase apenas como caracterizaria “Rota das Paixões”?

CP - “Uma viagem através das musicas o poemas, onde ao mesmo tempo se busca incessantemente um porto de abrigo, um destino.......”

PR - No passado dia 20 de Janeiro deu início à tour “Rota das Paixões”, em Paris na sala L’Alhambra. Como é que o público parisiense recebeu este disco?

CP - Muito calorosamente como já vem é hábito no publico francês, o que me deixou muito feliz!

PR - “Rota das Paixões” terá edição mundial pela Harmonia Mundi/World Village no próximo dia 17 de Abril. com a distinção do Fado a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, sente que há novos públicos que procura "descobrir" o Fado?

CP - Com certeza! Com esta distinção que tanto nos orgulha  a nós portugueses, sinto que cada vez mais se vão abrir portas para que  nós interpretes, músicos, compositores e autores possamos divulgar muito mais facilmente a nossa musica, o nosso fado, enfim a nossa história....

PR - Para terminar, o fado vai estar sempre na “rota” das suas paixões?

CP - O fado fará sempre parte da minha vida, do meu destino.....

Sem comentários:

/>