17/06/2012

NORTON | Discurso Direto



A comemorar 10 Anos de carreira, os Norton presentearam recentemente os seus fãs com a edição em vinil do álbum "Layers of Love United", um novo videoclip e oferta de um mini álbum acústico. O Portugal Rebelde esteve à conversa com Manuel Simões, que em discurso "Direto" nos fala destes 10 Anos de canções dos Norton.

Portugal Rebelde - O álbum “Layers of Love United” é o reflexo de uma banda em mudança?

Manuel Simões - Sim, sem dúvida. A partir do momento em que o começámos a pensar nas canções que fariam parte deste disco, queríamos que trouxessem uma energia nova à banda. Na sala de ensaios as canções surgiram todas da forma mais natural e orgânica possível. Era mesmo algo que precisávamos e que se tornou no que sentíamos na altura e mesmo agora. Até porque ao vivo necessitávamos de outra entrega em palco, tal como nos aproximar mais do público. E estas canções são essenciais para isso acontecer! Entretanto, o Pedro, para além da guitarra, passou a assumir a voz principal e este é o primeiro disco com o Manuel a bordo. No final de 2009 fizemos uma tour pela Europa que nos tornou muito unidos e foi um excelente mote para começarmos a dar vida a estas canções. A palavra “united” no título não está lá por acaso. Esta é uma óptima fase no percurso dos Norton.

PR - A propósito deste disco, Sérgio Felizardo escreveu, que “Layers of Love United” é uma sensação de conforto. Chegar a casa e ouvir “aquele” disco, cantar “aquelas músicas”, lembrar “aquela” noite, “aquela” manhã, “aquela” tarde de sol abrasador dentro de um carro a tocar bateria no volante. É AMOR em formato canção.” Estás de acordo?

MS - Totalmente de acordo. De facto, essa descrição do Sérgio é fantástica e, no fim de contas, reflecte bastante aquilo que gostamos de sentir nos discos das bandas que gostamos. O “Layers” é um disco que faz todo o sentido ser ouvido do princípio ao fim. Não se baseia em apenas um ou outro tema. O alinhamento foi muito debatido entre nós e o nosso objectivo era mesmo que as pessoas tivessem vontade de carregar novamente no play.

PR - Os Norton estão a comemorar 10 anos de carreira com “prendas” para os fãs: edição do álbum “Layers of Love United” em vinil, novo vídeoclip e oferta de mini álbum acústico. Queres falar um pouco destas edições?

MS - A edição do “Layers of Love United” em vinil é quase um acontecimento. É acima de tudo um momento e uma peça muito especial para nós. Este disco, em vinil branco e com edição limitada de 300 exemplares, foi editado e só possível com a colaboração dos nossos fãs que, através de um Crowdfunding, contribuíram para que ele existisse. Foi uma forma muito engraçada de podermos interagir com as pessoas, garantindo-lhes um envelope almofadado com um disco numerado e assinado por todos nós na caixa do correio. Quanto ao novo vídeoclip, é o terceiro single deste álbum e para a música “Glowing Suite”. Foi realizado pelo nosso amigo Bruno Simões que, de momento, vive em Nova Iorque. Por lá tentou captar a essência da canção e aquilo que ela transmite sob um cenário urbano e em formato curta-metragem. Ficámos muito contentes com o resultado! O mini álbum acústico foi a primeira de muitas prendas que queremos oferecer em celebração dos 10 anos dos Norton. São 6 temas num formato característico e pouco usual nos nossos concertos. Tínhamos connosco uma gravação com qualidade que achámos perfeita para partilhar! Gostamos de dizer que fazemos 10 anos, mas são as pessoas que recebem prendas! Por isso, fiquem atentos.

 PR - “Glowing Suite” é o terceiro single retirado do álbum “Layers Of Love United”. De que é que nos fala este tema?

MS - O “Glowing Suite” fala acima de tudo de relações. De uma forma geral, e o vídeo espelha isso de forma genuína, são duas pessoas que passam por um percurso juntas. Crescemos uns com os outros e a nossa vida é feita a partir de afectos. Passámos todos por momentos bem especiais e marcantes neste campo, e foi também isso que marcou a fase de composição deste disco. O facto de esta canção ter musicalmente uma cadência e ambiente absorventes e intimistas colocou-nos a escrever naturalmente em tons de amor.

PR - No Verão, que se aproxima, onde vamos ter oportunidade de ver e ouvir os Norton em palco?

MS - Para já, temos confirmados concertos no dia 6 de Julho no festival Somfest em Peniche e na Casa da Música, Porto - a 14 de Julho, no evento Verão na Casa. Estamos a marcar mais datas para este verão e, para tal, fiquem atentos ao nosso Facebook (www.facebook.com/wearenorton) para mais novidades. Com a comemoração dos 10 anos em mente, prometemos novas datas também para o último trimestre do ano.

PR - Para terminar, que balanço fazes destes 10 Anos de canções?

MS - É um balanço bastante positivo! Aliás, só nos dá vontade de continuar a fazer mais e mais. Já pensamos em novas canções e vamos estar este verão, para além dos concertos, a trabalhar com afinco num novo disco. Com as prendas que temos vindo a oferecer às pessoas estes dias, tem sido gratificante também para nós olhar para trás e ouvir novamente as músicas que compuseram os outros discos. Cada tema ou cada álbum é uma fotografia de um momento e por instantes a nossa mente viaja. O mesmo acontecerá com os temas do “Layers” quando aparecer um novo rebento. Que venha o quarto álbum!

Sem comentários:

/>