Os Fado em Si Bemol estão de volta e na bagagem trazem consigo o seu mais recente trabalho, “QB”. Um registo claro e sofisticado, da mais pura world music com toque a Portugal. O Portugal Rebelde este à conversa com o grupo e mostra-lhe agora em "Discurso Direto" os "sabores" deste encontro.
Portugal Rebelde - No vosso press release escrevem que o álbum “QB”, é um cocktail de música portuguesa, pintado com as músicas do mundo e o sabor mágico da Guitarra Portuguesa. Estão contentes com o resultado final deste novo trabalho?
Fado em Si Bemol - Sim, muito contentes. Na verdade, mais até do que estávamos à espera.
PR - Neste novo registo encontramos novas versões de temas bem conhecidos do grande público. Modernidade e tradição, foi o mote para este “QB”?
FSB - Modernidade versusTradição é sempre o mote para a nossa forma de trabalhar.
PR - Numa frase apenas como caracterizaria “QB”?
FSB - "QB" é um ponto de fuga alcançado.
PR - Recentemente tiveram oportunidade de apresentar ao vivo este disco. Como é que publico recebeu as novas canções dos Fado em Si Bemol?
FSB - Muito embora ainda só tenhamos dado dois concertos de apresentação deste novo trabalho, um em Lisboa no Teatro do Bairro e o outro em Vila Nova de Gaia no Cine-Teatro Eduardo Brazão, as impressões que recolhemos foram muito positivas.
PR - No single de apresentação do disco, “Casa da Mariquinhas”, o grupo arrisca um dueto improvável mas fascinante com o incontornável Paulo de Carvalho. Como é que surgiu esta oportunidade?
FSB - A oportunidade surgiu muito naturalmente. Ligamos-lhe, explicamos-lhe o que pretendíamos e ele aceitou sem hesitar.
PR - Outro dos temas, que é recuperado para este disco é “Cantigas de Maio” de José Afonso. A música do Zeca, é uma fonte de “inspiração” para os Fado em Si Bemol?
FSB - Sim, claro, bem como a de José Mário Branco e a de qualquer outro cantautor de língua portuguesa. A nossa vontade é trabalhar música em português, apenas isso.
PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Fado em Si Bemol?
FSB - O futuro próximo dos FSB passa por uma digressão aos USA já no final de Outubro e por mais quatro concertos de apresentação do disco agendados até ao final do ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário