17/07/2013

MÚSICA PROFANA | "Abakir"


O projecto Música Profana estabeleceu-se como banda em 2009 e é oriundo da vila de Ponte de Lima. Inicialmente a sua sonoridade combinava metal com elementos de música tradicional/folk, mas quando em 2011 a banda foi desafiada a fazer um espetáculo acústico, percebeu-se que havia um outro caminho a explorar e desde aí que se tem mantido nesse registo.

Inteiramente cantadas em português, as canções baseiam-se em Mitos, Lendas e feitos históricos do povo português. No alinhamento encontam-se como exemplo o “Mensageiro da Névoa”, inspirado no mito de D. Sebastião, “Inês”, baseado na história de Inês de Castro, assim como temas sobre Lendas locais, como é o caso de “Zaida, A Mal Degolada”, Unhas do Diabo” e “Abakir”.

A banda atuou pela primeira vez ainda em formato elétrico no Mercado das Artes 2010 em Ponte de Lima, tendo-se seguido o Festival Sul d’Lima em Vitorino das Donas nesse mesmo verão.

Em Outurbo de 2011, os Música Profana alteraram então a sua sonoridade para o formato acústico aquando do convite para uma atuação no Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima.

O grupo entrou em estúdio no final de 2012 e gravou o primeiro álbum chamado “Abakir”, que foi lançado no passado dia dia 8 de Junho com o recurso a uma campanha de crowdfunding bem sucedida.

Em Junho de 2013 os Musica Profana foram uma das 4 bandas finalistas do Concurso Internacional de Folk Ciudad de Oviedo, tendo-se deslocado ao Teatro Campoamor para uma atuação.



www.facebook.com/musicaprofana

1 comentário:

Unknown disse...

Muito obrigado pela divulgação, abraço. (M.P.)

/>