Depois do lançamento do seu disco de estreia – “Cerne” (2012) – Filipe Pinto editou no final de 2013 o projecto infantil: “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, que engloba um CD e um DVD. Licenciado em Engenharia Florestal, Filipe Pinto sempre demonstrou uma preocupação ambiental, procurando sensibilizar a população para esta causa. Neste projecto, Filipe concilia a sua preocupação ambiental com a sua vertente artística de músico. Hoje em "Discurso Direto", conversamos com Filipe Pinto.
Portugal Rebelde - Antes de mais, como é que surgiu a ideia do projecto Infantil “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”?
Filipe Pinto - “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” surge com a composição de temas mais no âmbito infantil que criei, com a minha vontade de interligar o meu conhecimento académico de Engenharia Florestal. Para tornar o projecto mais ambicioso criou-se assim um CD-DVD e um livro com um jogo digital.
PR - “O Planeta Limpo do Filipe Pinto!” tem uma vertente lúdico-pedagógico, que pretende chegar até aos mais novos. Sentes que a nova geração tem consciência que precisamos de um Planeta (mais) Limpo?
FP - Sem dúvida, muitas vezes são as próprias crianças a corrigir comportamentos menos ecológicos dos adultos. Sinto que existe uma sensibilidade maior para temas como a reciclagem e temas menos explorados para questões relacionadas com a floresta, solos e a água.
PR - “Mundo a reciclar”, foi o tema escolhido para apresentar este disco. Reduzir, reciclar e Reutilizar são as palavras “mágicas” para mudarmos hábitos antigos?
FP - “Mundo a Reciclar” é algo difícil de atingir num curto espaço de tempo. Os comportamentos na sociedade só são visíveis quando se comparam épocas distintas da Humanidade. Novos hábitos de redução de resíduos, reciclagem e reutilização são contemporâneos e esperemos que cada vez mais sejam visíveis para evolução da sociedade moderna.
PR - Depois da edição do CD/DVD há alguma possibilidade de levar o projecto “O planeta Limpo do Filipe Pinto!” às escolas?
FP - Claro que sim, aliás, desde Novembro de 2013 e a consequente edição do CD-DVD em Dezembro 2013, tem sido levado o projecto a algumas escolas do País. Existe, inclusive, um pequeno teatro alusivo à história do livro e às músicas... A receptividade tem sido fantástica e prazerosa, quer das crianças, quer dos docentes, como ferramenta de pedagogia ambiental nas suas aulas. Saliento que todas as escolas poderão contactar o projecto através do site: www.oplanetalimpodofilipepinto.com.
PR - Para terminar, depois de “Cerne” (2012), já estás a trabalhar em novos “ambientes” musicais?
FP - Sim, já contenho praticamente todos os temas para um novo disco de originais, onde irei relacionar um pouco de música electrónica com o caminho que tenho seguido no disco “Cerne”, mas bem mais “alive”!
Toda a informação acompanhada na página facebook e canal youtube.
Sem comentários:
Enviar um comentário