08/02/2014

GONÇALO TAVARES | Discurso Direto


Hoje em "Discurso Direto" é meu convidado Gonçalo Tavares. "SE", é o seu segundo trabalho que chegou ao mercado em 2013, um disco composto por 17 temas que vão fluindo numa mistura de baladas, pop e alternativo.

Portugal Rebelde - Depois de “O Segredo que nos fez sonhar” (2010), regressa em 2013 com o álbum “SE”. O que podemos encontrar ao longo das 17 canções que compõem este novo trabalho?

Gonçalo Tavares - O "SE" é um disco fácil, sem rodeios e muito verdadeiro. Não usamos caixas de ritmos, Samples que simulam instrumentos ou mesmo Samples de piano. Quis muito fazer um disco assim, sem a pretensão de ser muito elaborado de forma que as musicas possam falar por si, até contrariando a minha tendência de produção que é um pouco mais para o sinfónico, pode-se ouvir esta tendencia ligeiramente no "SE" ou no tema "Uma nova forma de pensar". Algumas das musicas que estão neste álbum são temas que nunca pensei gravar mas que resultaram maravilhosamente como é o caso do "Moras no meu coração" ou "Eu não vou ver". Creio que este disco se pode ouvir agora e daqui a muitos anos e soar bem.

PR - Seis dos 17 temas que compõem o álbum “SE” aparecem como bónus track, retirados do concerto ao vivo no Campo Pequeno. Que memórias guarda deste concerto?

GT - Eu guardo tantas e tão boas memorias dos concertos que é uma resposta difícil de dar, mas quem ouve os seis temas ao vivo percebe o que ali se passou e foi algo verdadeiramente mágico. Nós abrimos o concerto com o "Rios" e de imediato 4 mil pessoas começaram a dançar e a bater palmas, depois no "Sofia", ao segundo refrão metade do publico estava a cantar e juro que fiquei com "pele de galinha" e brutalmente emocionado pela resposta das pessoas às musicas que tocávamos. Quero muito dedicar os concertos às pessoas, cantar para o público, fazer uma autêntica festa durante todo o concerto porque o que fazemos em cima do palco é para as pessoas que nos ouvem, não é de outra forma. Foi por isso que colocamos no CD 6 temas ao vivo, para que nos possam ouvir e até avaliar da forma mais genuína possível.

PR - Numa frase – ou talvez duas – como caracterizaria o álbum “SE”?

GT - O "SE" é um disco de canções e é um bom álbum, é tudo o que posso dizer, todo o resto será decidido pelas pessoas que o vão ouvir.

PR - Já teve oportunidade de apresentar em concerto este disco. Qual tem sido o “Feedback” que tem recebido do público?

GT - Já tocamos este disco em vários concertos e a resposta é imediata e muito boa. Quando se tocam musicas que o publico ainda não conhece e as canta, imagino que isso signifique algo de bom e é muito gratificante ver filmagens dos concertos, que todos podem ver no meu canal youtube em "Gonçalo Tavares ao Vivo" e ver as pessoas a cantar os refroes e a sorrir. É para mim a melhor recompensa de todas.

PR - Para terminar, por onde passa o seu futuro próximo?

GT - Inevitavelmente pela musica. Quero dar concertos, fazer da musica um meio de partilhar felicidade, compor novas canções, preparar o terceiro álbum de originais que se vai chamar "II3D" e que será gravado na integra no mesmo take, ou seja, os temas serão tocados e cantados com todos os músicos ao mesmo tempo sem cortes ou retoques. Todo o material que me tem chegado as mãos e que tenho reunido aponta para uma melhoria enorme das músicas quando as tocamos ao vivo e é essa energia que quero muito transmitir no próximo trabalho. De resto será como sempre um disco feito com Amor e para quem ama.


Sem comentários:

/>