02/12/2017

OBRIGADO ZÉ PEDRO


A partir de hoje apresentaremos as melhores 16 canções dos Xutos & Pontapés comentadas por Zé Pedro (1956-2017), e publicadas originalmente pela revista Blitz, em 2014.

Remar Remar (1984)

«Remar Remar» é uma canção importante na história dos Xutos & Pontapés, porque surgiu num delicado período de transição, depois da saída de Francis e quando o grupo se encontrava sem editora. «O Tim», recorda Zé Pedro, «estava à espera do barco para ir para Almada quando lhe surgiu a ideia da letra». Sempre a sentirem-se puxados pelo futuro, os membros dos Xutos tomaram a decisão de avançar a direito, mesmo sem estrutura por trás. 

Gravaram uma maqueta no estúdio dos Taxi, no Porto, onde além de «Remar Remar» se encontravam já versões iniciais para temas como «1º de Agosto» ou «Longa Se Torna a Espera», com o intuito de fixar material para uma edição de autor. 

Uma sessão de aconselhamento com António Sérgio levou-os até à nascente Fundação Atlântica, de Miguel Esteves Cardoso, Pedro Ayres Magalhães e Ricardo Camacho. O single de «Remar Remar» foi gravado no estúdio Angel I, em Lisboa, em Maio de 1984, e produzido por Ricardo Camacho, que pouco depois haveria de integrar a Sétima Legião. Os Cool Hipnoise assinaram uma versão deste tema para a reedição de Missão Groove.


1 comentário:

Anónimo disse...

...O HOMEM..O MÙSICO.."GRANDIOSO " !!
..SEMPRE :::!!

/>