Depois de um longo percurso na cena alternativa, concertos em clubes e a participação em várias peças de teatro, Rui David aproximou-se do grande público no Festival da Canção 2018. A convite de Jorge Palma, que escreveu e compôs “Sem Medo”, o músico do Porto de 42 anos deu voz a esta canção que ganha agora novo vídeo com realização de Aurélio Vasques.
Mas muito há para contar sobre Rui David. Frequentou a Escola Superior de Jornalismo e durante 10 anos exerceu a segunda profissão mais bonita do mundo, a de jornalista, até que se deixou apaixonar pela primeira, a de músico.
Incansável, construiu um percurso sólido. Tudo começou a ganhar consistência em 2008, com o espectáculo “O Som e o Signo” onde explorava a relação profunda da música e da poesia, da canção-documento, da canção-manifesto, sempre com uma reflexão crítica do mundo.
Os cantautores Zeca Afonso, Fausto, Jorge Palma, Sérgio Godinho, José Mário Branco e Chico Buarque faziam parte do repertório embora também houvesse espaço para temas originais. Entre eles: “Apartamento” (2011), editado no CD do projecto “Corasons” do qual fazem parte mais de 40 músicos como António Zambujo (PT), Uxía (Galiza), João Afonso (PT) e Aline Frazão (Angola); e “A Casa” (2015) que chegou à final do Festival Cantar Abril.
Também em 2015 preparou o espectáculo “Projecto Alarme”, montado em específico para o FITEI. A relação com o Teatro vem de trás, Rui David já tinha sido convidado para interpretar as canções de Carlos Tê nas peças "Missa do Galo" (com direcção música de Manuel Paulo) e “Amor Solúvel” (com direcção musical do "Clã" Hélder Gonçalves/Manuela Azevedo). Mais recentemente, e antes da estreia numa das salas mais emblemáticas do país, o músico faz parte da banda SONO que tem dois discos editados digitalmente.
Por tudo isto, chegou o momento de Rui David se apresentar em nome próprio!
Sem comentários:
Enviar um comentário