15/07/2019

CÉSAR PRATA E VÂNIA COUTO | “Rezas, Benzeduras e outras Cantigas”


“Rezas, Benzeduras e outras Cantigas” nasce do encontro entre dois músicos da área da música portuguesa de tradição oral. César Prata e Vânia Couto, cantores e multi-instrumentistas, decidiram trabalhar juntos e registar um disco recorrendo a múltiplos instrumentos (adufe, bandolim, bouzouki, caxixis, címbalos e taças, dulcimer, flauta, guitalele, guitarra, kalimba, melódica, sanfona, sea drum, shruti box, tongue drum, ukulele), objectos sonoros, pedais de loops, laptop e programações. Fizeram-no ao longo de mais de um ano, entre Outubro de 2017 e Dezembro de 2018, uma vez que continuaram a desenvolver, paralelamente, outros projetos.

O lançamento do disco “Rezas, Benzeduras e outras Cantigas” será no dia 19 de Julho, com a apresentação ao vivo no Festival "Música no Castelo", em Trancoso. Com um total de treze temas, o alinhamento balança entre cinco orações populares adaptadas e musicadas por César Prata, sete músicas tradicionais, um original de César Prata e um tema com letra tradicional e música de César Prata, sempre com Vânia Couto na voz principal do projecto.

O ambiente sonoro deste disco e espectáculo procura cruzar o mais ancestral e profundo da tradição oral (as rezas populares e as vozes de informantes são prova disso mesmo) com inúmeros instrumentos acústicos (alguns afastados do habitual panorama sonoro da música tradicional). Recorre, ainda, ao computador enquanto instrumento musical. Trata-se, assim, de um disco “novo” com um lugar muito próprio na música portuguesa e nas músicas do mundo.

Esta é uma edição Sons Vadios com o apoio institucional do Município de Trancoso.


Sem comentários:

/>