07/05/2021

HOMEM EM CATARSE | Discurso Direto


Já está disponível em todas as plataformas digitais o novo disco de Homem em Catarse. Com edição em formato cd e k7 via Regulator Records, "Sete Fontes" foi produzido no âmbito do programa de apoio à criação artística Trabalho da Casa promovido pelo gnration. Composto ao piano, o álbum oferece uma reflexão sobre o território, de forma delicada e emotiva. Hoje em "Discurso Direto" é meu convidado Afonso Dorido, o Homem em eterna Catarse.
 
Portugal Rebelde - Como e quando é que este disco começou a ganhar vida? 

Homem em Catarse O sete fontes começou a ganhar vida com a chegada da pandemia. É um disco do primeiro confinamento. Sem concertos e remetido à minha casa, comecei a escrever as primeiras músicas ao piano e a perceber que seria possível fazer algo especial. Entretanto o convite do gnration e as caminhadas pelos montes de Braga descobrindo novos lugares, fizeram com que surgisse um conceito e a partir daí as coisas cresceram. 

PR - O que brota destas “Sete Fontes”? 

Homem em Catarse - Sete temas, sete peças ao piano e tranquilidade; a necessária para conseguir manter o equilíbrio mental. Brota sobretudo dois lados da pandemia. O urbano, estranho, vazio repleto de incerteza e sobretudo o natural, no fim de contas é sempre o melhor lado para respirar. E é para aí que pensamos sempre ir para manter a sanidade mental. 

PR - Alguns sítios da cidade de Braga serviram de inspiração para compores este “Sete Fontes”. Há algum local, que continua a ser o teu “porto de abrigo” nestes tempos de incerteza? 

Homem em Catarse - Sim. Sobretudo os locais fora da cidade. Nas montanhas e nos montes. Continuo a procurar na nascente do este para momentos de quietude ou ouvir a natureza e ver Braga ao fundo desde a Serra dos Picos. 

PR - “Santa Marta das Cortiças”, foi a canção escolhida para apresentar este disco. Queres falar-nos um pouco deste tema? 

Homem em Catarse - Este tema foi o primeiro que escrevi para o sete fontes. E foi curioso vê-lo crescer ao longo de vários meses. Cresceu com o uso de sintetizadores, cresceu em estúdio na mistura e no fim tornou-se uma das minhas músicas preferidas do sete fontes e de todas as músicas que já escrevi. Além disso é um local emblemático e alternativo onde normalmente as pessoas de Braga vão olhar a cidade, respirar e há quem diga ver o mar. 

PR - Para terminar, quando é que poderemos ouvir as canções deste disco em palco? 

Homem em Catarse - A apresentação oficial ao vivo do sete fontes está marcada para 29 de Maio, em Barcelos (Teatro Gil Vicente), no Triciclo. No fim de semana seguinte dia 4 de Junho será apresentado em Esmoriz no Festival Tan Tan Tam e dia 6 na Galiza, em Cangas.

Sem comentários:

/>