14/05/2021

MARCO FRANCO | "Arcos"


Com o selo da Revolve, chegou hoje a todas as plataformas digitais "Arcos", o novo disco de Marco Franco.

Com um vasto passado no rock e no jazz, Marco Franco é um nome familiar no imaginário pop português, que de forma alguma poderia estar preparado para o descobrir sentado ao piano, longe das peles. Mas é à flor da pele que a composição de Franco, autodidata nas teclas, se sente, existindo numa tensão minimalista com um universo colorido de notas e de progressões maiores, alegres e cheios de um amor universalizado. 

"Mudra", o primeiro álbum a solo no piano, é uma guinada de um passado profundamente enraizado no indie e no jazz, com passagens em projetos como Mikado Lab, Peste e Sida e colaborações com Dead Combo, Carlos Bica e Memória de Peixe, para um futuro sedimentado num contexto mais erudito, mas que não se dilui em comunicação. Marco Franco faz música para quem ouve com o coração. 

"Arcos" nas palavras de Marco Franco: “Desde a edição de Mudra no ano de 2017 que permanece em mim a vontade de fazer um segundo álbum de originais e assim dar continuidade à minha música, e abordagem através do piano. Arcos cruza um novo tempo onde conceitos se tocam e transformam algo novo num resultado intemporal, como se para mim talvez já existisse, mas que é inédito na minha atual perspectiva da expressão musical. Se uma novidade será sempre intemporal, o mundo também mudou o suficiente, e creio que a arte se adequará a esta mudança. Ainda que esta seja historicamente um assunto consolidado, pressinto que os conceitos se alterem a vários níveis. 

Quero dizer que o anterior estado continuará a reluzir o inevitável porvir criativo, mas sinto que a ruptura se fará sentir cada vez mais, e é precisamente aqui que me encontro neste extenso momento de observação subliminar. Estou a gravar e a reunir música nova enquanto cruzo em arco música recentemente antiga. Devo incluir entre os originais um tema do álbum “Coração Pneumático” do grupo “Mikado Lab” onde toquei bateria e dei a conhecer as minhas composições, estou também a interpretar temas do Norberto Lobo que sempre será um dos meus compositores favoritos.”

Sem comentários:

/>