13/07/2021

DARY ESTEVES JR. | Discurso Direto


No Dia Mundial do Rock chega às plataformas digitais "Suíte Bipolar em Dó Maior", o novo EP de Dario Julio & Os Franciscanos, projeto a solo do cantor e compositor brasileiro Dary Esteves Jr. (lorena foi embora..., Esteves & Nadal, Terminal Guadalupe). Apesar de unidas por um acorde, as canções funcionam isoladas. É um "morde-e-assopra" que dialoga com a realidade brasileira, mas o tom que predomina é de esperança, a despeito da falsa simetria usada para discutir a polarização política no país. 
Dary Esteves Jr, revela hoje em "Discurso Direto" as seis canções deste disco.

Provérbios 18: 4-7 

É um mantra folk sobre liberdade com mensagem nem tão cifrada assim. 


A letra veio primeiro. Como fica evidente, foi inspirada na votação do afastamento de Dilma Roussef. Inicialmente, se chamaria "Declaração de Voto". É uma espécie de guia do novo cidadão de bem. A sonoridade reafirma as minhas devoções. 

É Preciso Coragem 

Foi como quis tratar negacionismo e ilusão de controle com moldura de Teenage Fanclub e David Bowie. Reitera a influência do mais importante escritor curitibano, Jamil Snege (1939-2003), sobre o meu trabalho. Os versos do coro feminino no final da canção são adaptações de suas ideias. 

 

Profissão de Fé 

Resgata a música original de Allan Yokohama (Terminal Guadalupe, Yokohama Café) para uma letra que já teve duas harmonias diferentes e das quais igualmente me orgulho. Agora, de volta à melodia para a qual foi composta, marca a retomada da parceria com o Japa. Ficou bem alt-country. 

O Tempo Não Apaga O Que É Amor 

Talvez a canção mais bonita e pessoal da suíte, é baseada em histórias reais. Minha maior crítica  aprovou, mas fãs de Bruce Springsteen também devem gostar. 

Alerta de Gatilho 

A vinheta de encerramento lembra as estruturas das músicas de Sérgio Britto, dos Titãs. Fecha a suíte e acena para os futuros álbuns de Esteves & Nadal e Terminal Guadalupe.

Sem comentários:

/>