23/01/2022

GIMBA & GALVÃO APRESENTAM "OS IMPARÁVEIS TIROLIRO & VLADIMIR"


Os Imparáveis Tiroliro & Vladimir é um CD acabado de sair, que reúne um reportório perdido e inédito - anterior ao fenómeno do "rock português" - criado por Gimba e Jorge Galvão ainda nos anos 70, quando ambos eram ainda teenagers. Por volta de 1985, quando se lhes junta o baixista Nuno Faria, o grupo passaria a chamar-se Os Afonsinhos do Condado. 

Depois do inconfundível “Onde Foste Tu?”, primeiro avanço do álbum, eis que chega o segundo single “As Pessoas da Vila”. Tendo por mote uma das reflexões mais antigas da humanidade - A vida não é só pão! - esta canção é um verdadeiro hino ao lazer. Assim, numa pequena vila, metáfora do mundo inteiro em que andamos sempre a correr, a pobre personagem “João”, que apenas passeia pela praia e, na verdade, não liga a nada, acaba por ver recompensada a sua teimosa mas proveitosa preguiça. 

Aqui está uma das primeiras canções - se não a primeira - da jovem dupla. Em compasso rápido, com influências da folk acústica de Paul Simon ou Lennon/ McCartney, esta é uma história naïf com final feliz, acabando o mundo (a vila) em clima de paz e amor. É um dos melhores exemplos da ingenuidade contida em algumas letras do álbum, dada a tenra idade dos autores. 

É também uma das marcas do som acústico do duo, com vozes e assobiadelas misturadas em alegres harmonias, acompanhadas pelas duas guitarras freneticamente dedilhadas. Nesta versão é possível ouvir o contrabaixo do convidado Francisco Silva, bem como as vozes de Inês Santos e Pedro Lopes, replicando um Vai-te embora, vadio! gritado pela populaça ainda enfurecida. 

Para quem queira ver a rapaziada em ação, eles irão estar no Titanic Sur Mer, em Lisboa, para o concerto de lançamento no dia 28 de Janeiro pelas 22.30h. O vídeoclip, realizado pela dupla neozelandesa G&G, já corre nos écrans habituais, e quem falhar o concerto de lançamento tem ainda a oportunidade de ver a banda ao vivo (em que pontuam o baterista Mário João Santos – baterista de Fausto – e o baixista João San Payo, líder dos Peste & Sida) na Fac em Lisboa no mês de Fevereiro: no Chiado dia 5, em Cascais dia 19 e no Colombo dia 26. As datas das aparições no Porto serão oportunamente anunciadas.

Sem comentários:

/>