18/03/2023

BALLA | "Cãs"


Depois de em Fevereiro terem editado as regravações de “Construí Ruínas“ e “Uma sede“, e de na primeira semana de Março terem lançado "Segredos", primeiro avanço de "Cãs" os Balla lançam agora o seu sétimo álbum de originais, disponível em todas as plataformas de streaming. "Cãs" que vê agora a luz do dia, tipifica calma, consciência de escolhas, conhecimentos acumulados, sabedoria, mas ao mesmo tempo a aceitação de que a procura será eterna. 

E é nessa procura que está assente este novo disco de Balla. O processo de criação deste trabalho foi um pouco diferente dos restantes, como explica Armando Teixeira: “A composição deste disco atravessou a pandemia. E, como a tantos, esta também mudou a minha vida. Um ouvido atento, notará essas mudanças. E aconteceram tantas. Não deixa de ser extraordinário como a vida das pessoas pode mudar tanto numa altura onde deveríamos ficar parados. Até nos podem obrigar a não sair de casa mas ninguém consegue confinar o pensamento. Este foi o ambiente onde se finalizou este “Cãs”, um tempo de introspeção e descoberta. Do pré ao pós pandemia, é esta a narrativa que as canções deste disco acompanham.” 

O 7º Álbum de Balla é um disco onde a eletrónica e os sintetizadores convivem com as guitarras, baixo e bateria. A influência maior deste “Cãs” é a electrónica suja dos finais de 1970, transposta para os dias de hoje. Discos seminais como “The Idiot” de Iggy Pop, “Low” de David Bowie ou “Suicide” dos Suicide continuam presentes e a ensombrar o imaginário da banda. Mas o futuro é hoje e neste álbum convivem os mais modernos instrumentos eletrónicos com os clássicos sintetizadores analógicos que uma carreira de quase trinta anos permitiu acumular. 

Para marcar este regresso e o lançamento deste novo trabalho estão marcadas, para este mês de Março, três datas de apresentação: Lisboa, Porto e Coimbra.

Sem comentários:

/>