18/03/2023

EVACIGANA | "Fiasco"

Foto: Joana Tomás

Depois da fortuna, como é que se lida com o fiasco? No caso de EVACIGANA, faz-se o primeiro disco. Os polos do som da banda alargam-se. Se outrora o rock piscava o olho à pop, agora a relação é assumida e feliz. Mas não se pense que um dos noivos se aprumou muito… As canções simplificaram-se, mas a meiguice e acessibilidade das mesmas encontra-se bem embrulhada por um papel rugoso e áspero. Oiça-se, por exemplo, o início vertiginoso de “Dobra”, tema que abre o álbum. 

Um choque epiléptico de guitarras e bateria, num riff punk que nos arrasta desenfreadamente e implode num apaziguador verso shoegaze, até se transformar num refrão orelhudo e pegajoso, que teima em descolar. Em contraste, “Anáguas”, o primeiro single do disco, é pop que se desdobra numa colorida sequência de guitarras cintilantes, conduzidas por uma secção rítmica a pulsar, num jogo de espaços permanente onde as duas vozes guiam as melodias a um auge de euforia caleidoscópica. 

É no meio destas contradições e aparente desconforto, que ao longo dos dez temas que compõem Fiasco, os EVACIGANA continuam a vincar ainda mais a sua peculiar identidade e colorida paleta sonora. "Fiasco" é editado dia 24 de Março de 2023, foi misturado por Guilherme Gonçalves (Keep Razors Sharp, Cabrita, The Legendary Tigerman) e masterizado por Clara Araújo na Arda Recorders. 

O disco vai ser apresentado ao vivo nos dias 23 de Março no Spacy Bar/ Disco nas Caldas da Rainha (com HETTA), 24 de Março no Festival PN no Pinhal Novo, 25 de Março no Cave Avenida em Viana do Castelo, 15 de Abril na SHE em Évora, 21 de Abril no Texas Bar em Leiria, 22 de Abril no CRU em Famalicão, 27 de Abril no Disgraça em Lisboa, 4 de Maio no Maus Hábitos no Porto e 2 de Junho no Mercado Negro em Aveiro.

Sem comentários:

/>