17/03/2023

GISELA JOÃO | "Hostel da Mariquinhas"


Depois de figurar como faixa extra da edição em vinil de "AuRora" - o mais recente álbum da artista - Gisela João disponibiliza agora nas plataformas digitais "Hostel da Mariquinhas". Amália Rodrigues atualizou "A Casa da Mariquinhas" de Alfredo Marceneiro em "Vou Dar de Beber à Dor" - canção que ficou então conhecida do grande público. Desta feita, agarrando a versão de Amália e recuperando a origem de Marceneiro, Capicua reinventou mais uma vez a letra deste clássico. Gisela João canta, assim, o "Hostel da Mariquinhas", uma sátira à gentrificação da cidade de Lisboa. 

Em 2013, no seu primeiro disco, a fadista já tinha apresentado [A Casa da] Mariquinhas, que refletia o que se passava em Portugal naquele período - um Portugal esquecido de si próprio. “Este Hostel da Mariquinhas é um espelho da situação atual do meu país. A Ana [Capicua] escreveu esta letra numa crónica para uma revista, e eu pedi-lhe imediatamente para a gravar. Fiquei desde logo impactada com a escrita da Ana, mais do que necessária”, comentou a artista. 

Numa altura em que a crise imobiliária está na ordem do dia, com os portugueses a serem progressivamente afastados para a periferia, o "Hostel da Mariquinhas" não podia ter uma mensagem mais atual. Com a escrita afiada de Capicua, a interpretação intensa e expressiva de Gisela João enaltece a crítica jocosa a um país que é, cada vez mais, “para inglês ver”.

Sem comentários:

/>