César Cardoso, saxofonista e compositor, que conta já com 4 álbuns originais gravados e 3 livros editados, sobre a teoria no jazz, lança agora o novo álbum intitulado “Origins”. Como o próprio nome indica, é uma viagem às origens e aos locais que marcaram o seu crescimento.
Depois do último disco “Dice of Tenors”, num formato de octeto, César Cardoso volta ao formato quarteto com uma formação muito típica no jazz (saxofone, piano, contrabaixo e bateria).
A possibilidade de haver um maior espaço à improvisação e a vontade de criação de composições diferentes do que foi feito no disco anterior, levou-o a voltar a esta formação.
Neste novo disco “Origins”, são mencionados locais que fizeram parte da sua juventude como a Calvaria, Serra de Aire e Candeeiros, B.R.P., Encosta do Castelo, mas o maior destaque vai para o tema “Vila Forte”. Vila Forte é a descrição dada por Luís de Camões nos Lusíadas (canto VIII, estância 16) à vila de Porto de Mós de onde é originário.
Estando a comemorar-se os 500 anos de Luís de Camões e com a referência às suas origens, César pretendeu valorizar a língua Portuguesa utilizando este pequeno excerto, dando-lhe vida através da composição de um tema. Para este tema há o contributo de um dos grandes cantores da atualidade, o fadista Ricardo Ribeiro.
Com este novo disco, o saxofonista pretende dar uma nova frescura a nível melódico, harmónico e mesmo a nível do arranjo, num tipo de formação mais reduzido, havendo uma especial valorização das suas origens e a língua Portuguesa.

Sem comentários:
Enviar um comentário