09/05/2025

ESTELA ALEXANDRE | Cantomilo

Foto: Bárbara Martons

A jovem pianista e compositora Estela Alexandre edita hoje o seu muito aguardado álbum de estreia, "Cantomilo". O disco, que conta com a participação de alguns dos mais notáveis músicos do jazz nacional, marca o início de uma carreira discográfica promissora e será apresentado ao vivo no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, este domingo dia 11 de maio, às 18.00h. 

Após uma estreia ao vivo de grande sucesso no I Festival de Jazz de Oeiras, com lotação esgotada, Estela Alexandre traz agora este novo trabalho que promete consolidar a sua identidade artística à frente de uma orquestra – uma iniciativa rara, uma vez que em Portugal as orquestras estão, normalmente, ligadas a instituições. “Cantomilo” reúne 50 músicos de referência, destacando-se nomes como Bernardo Moreira, João Moreira, João Mortágua, Bernardo Couto, André Santos, Luís Cunha, Desidério Lázaro, Bernardo Tinoco e Diogo Alexandre, entre outros. A colaboração entre intérpretes de renome e uma jovem compositora resulta numa sonoridade única, desafiando os limites da orquestração e da improvisação. 

Este inovador projeto combina influências de diferentes géneros musicais, onde o jazz se envolve subtilmente com outras sonoridades, como nos temas “Coisas”, dos Ornatos Violeta, aqui reinterpretado numa clara homenagem a uma banda que diz muito à autora; “Dedicatória”, a evocar o génio de Carlos Paredes ou “Strange Fruit”, a canção celebrizada nas vozes de Billie Holiday e Nina Simone, que neste disco tem um arranjo minimalista ao piano, com Estela Alexandre a emprestar a sua delicada voz. 

“Cantomilo” é fortemente inspirado pela Natureza e pelo local que dá o nome ao disco, revelando também uma abordagem cinematográfica à composição, na qual o ouvinte pode construir as suas próprias imagens, numa banda sonora imaginária através de harmonias, texturas e melancólicas atmosferas sonoras.

Sem comentários:

/>