22/08/2007

UHF | Reportagem em S. Paio de Oleiros

Dia 19 de Agosto, mais um concerto dos UHF no grande norte, desta vez S. Paio de Oleiros (perto de Espinho) acolheu estes duros e teimosos à beira de completarem 30 anos de carreira.
E se no início dos UHF, eles passaram por aqueles lados, levando o tema “Cavalos de corrida” na bagagem, e as pernas tremiam no camarim antes do momento desejado, aquilo que vimos em S. Paio de Oleiros foram uns UHF em grande forma.
António Manuel Ribeiro muito seguro, apesar de alguns problemas de som no início do concerto, que rapidamente foram superados.
S. Paio de Oleiros estava em festa, desde a frente do palco até ao adro da igreja a festa era só uma, milhares de pessoas de todas as idades.
Algumas dessas pessoas apresentavam já uma idade de respeito. Sinceramente, pensei que nos primeiros acordes iam abandonar o espaço da festa. Nada disso, mantiveram-se fieis a poucos metros do palco, as cadeiras de plástico foram guardadas, os corpos tinham de mexer.
Haviam vários cartazes com os mais diversos escritos, desde: “fã eternamente”, ou “UHF de volta a casa”. Até a capa do single “Cavalos de corrida” serviu para ser erguida e mostrada.
Os UHF abriram o concerto com os temas: “Quando dentro de ti”, “Matas-me com o teu olhar”; “Um copo contigo”, “Brincar no fogo”, “Foge comigo Maria”, “Uma palavra tua”. O novo disco teve direito a 3 canções: “Canção de roubar o amor”, “Por essa mulher” e “O menino”. Este último foi o momento mais alto do concerto com o público a aderir em massa.
Já à algum tempo que defendo este tipo de alinhamento para os concertos ao vivo dos UHF. Ainda à bem pouco tempo o alinhamento tinha algumas canções calmas no início como: “No fio dos anos”, ou “Juro que tentei”, o que levava quase de imediato a aparecerem clareiras na plateia.
Já o disse uma vez, as canções mais calmas devem ser guardadas mais para o final do concerto, o que antes não acontecia. Em S. Paio de Oleiros(O melhor alinhamento de canções que já assisti) levou a que os UHF agarrassem o público com as canções de sucesso radiofónico.
Outros momentos interessantes houveram como: “Rapaz caleidoscópio”, “Menina estás à janela”, “Dançando na noite” e o sempre inevitável, “Cavalos de corrida”.
Já no fecho tivemos: “Matas-me com o teu olhar”(acústico),“Fogo tanto me atrais” e “Hesitar”. O fecho em definitivo deu-se mais uma vez com o tema “O menino”.
Uma noite para ficar na memória.
O repórter rebelde
Carlos Costa

3 comentários:

Anónimo disse...

adorei o concerto dos UHF na minha terra. S. Paio de Oleiros.. foi uma noite para nunca mais esquecer...
voltem sempre

Anónimo disse...

Olá1
andava eu a pesquisar fotos dos UHF e reparei na sua página e resolvi entrar e admirar pelas coisas que tem por aqui, está de parabens!

devo dizer que fiquei tambem admirado pelas palavras que dirigiu aos grandes UHF, tambem sou a favor de um reportório mais puxado, mais á UHF( UHF é rock), não gosto nada de ouvir 3 musicas acusticas seguidas(mata muito o concerto),já o disse ao Nando e tambem ao Corte-Real mas eles é que sabem o que devem fazer...

No dia 14 de Agosto estive na Barroca do Zezere(Fundão) foi a loucura total, os 5 UHF deram um grande espectáculo, foi uma grande noite,noite de muito rock duro e puro. Um abraço e obrigado por partilhar tambem um pouco dos grandes UHF.

Unknown disse...

Estive a passar o fim de semana em Sta.Marinha do Zêzere. Como estava perto de Mesão Frio e havia lá uma festa popular, dei lá um salto. Óbvio, nestas festas as roulotes de discos são um chamariz para mim pelas raridades que lá se encontra.
Desta vez foi uma k7 dos UHF de 1998, "Rock é!Dançando Na Noite!".
Só por isto, valeu a ida a Mesão! eheh

/>