28/11/2007

RODRIGO AMADO

Rodrigo Amado, que se está a estrear numa nova abordagem artística, a fotografia, e que vai inaugurar a sua primeira exposição fotográfica dia 13 de Dezembro, às 18.30h, na Galeria Kameraphoto, em Lisboa.
Rodrigo Amado é um dos mais importantes músicos nacionais na área do Jazz Contemporâneo e da Música Improvisada.
Associou frequentemente a fotografia aos seus projectos musicais (por exemplo, fez diversos trabalhos fotográficos para capas da editora Clean Feed – Carlos Barreto, Bernardo Sassetti, etc).
A nível musical, colaborou com alguns dos mais importantes nomes do jazz de vanguarda internacional como Adam Lane, Paal Nilssen-Love, Dennis Gonzalez ou Herb Robertson, e ainda com muitos dos grandes nomes nacionais como Carlos Zíngaro, Vítor Rua, Mão Morta, Rocky Marsiano, DJ Ride, Anabela Duarte, Pop Del'Arte, Rádio Macau, Sei Miguel ou Rafael Toral. Actualmente lidera a formação Lisbon Improvisation Players.
O seu disco "Teatro", editado em Setembro de 2006, foi aclamado pela crítica internacional e seleccionado pelo Jornal Expresso como um dos melhores registos discográficos do ano. Para 2008, estão já confirmados projectos seus em grandes salas como o CCB, Culturgest e Casa da Música.
Será também o ano de apresentação de um "work-in-progress" fotográfico sobre Nova Iorque, cidade onde o saxofonista realizou longas estadias nos últimos quatro anos.
“Close/Closer”, a sua primeira exposição fotográfica, é uma continuidade de vários aspectos já trabalhados na sua obra musical.
As imagens seleccionadas para esta primeira apresentação são fragmentos do círculo mais íntimo do artista: autoretratos, retratos de familiares ou amigos mais próximos.
Esta exposição procura expor as ligações, muitas vezes ocultas, entre a arte e as emoções (as mais fortes e simples) humanas.

Sem comentários:

/>