Em traços gerais, o Efeito Borboleta é um fenómeno que sustenta a ideia que o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez
provocar um tufão do outro lado do mundo.
Simplificando a ideia, esta teoria avançada pelo cientista Edward Lorenz em 1963 defende que um pequeno acontecimento aparentemente sem importância poderá originar e influenciar acontecimentos maiores em escala e consequências.
Indo buscar o seu nome e, de certa forma, inspiração a esse fenómeno, o festival Efeito Borboleta pretende, como o bater de asas de uma borboleta, marcar o início de umacontecimento que, espera-se, possa vir a agigantar-se ano após ano e a tornar-se numareferência no que à divulgação da cultura alternativa diz respeito, nas suas mais diversas formas de expressão, embora com a música no seio deste casulo.
Foi com este conceito que a Associação Juvenil Cistus iniciou, no ano passado, aquilo que viria a ser a sua maior actividade no âmbito cultural e musical: Juntou cerca de 1.000 pessoas na Sociedade Artística Tramagalense, distribuídas pelos dois dias de festival.
Na opinião geral o cartaz trouxe qualidade ao evento, tendo-se visto posteriormente a ascensão das bandas no panorama nacional (novos trabalhos discográficos, actuações em festivais de renome).
A Associação Juvenil Cistus toma novamente as rédeas desta iniciativa e pretende, no primeiro fim-de-semana de Novembro de 2008 (7 e 8), reactivar vila de Tramagal como um palcoprivilegiado para o que de melhor se produz na música moderna portuguesa.
+ Info:
Sem comentários:
Enviar um comentário