Nos dias 23 e 24 de Outubro o pianista Manuel Paulo e a cantora cabo-verdiana Nancy Vieira apresentam pela primeira vez o disco Pássaro Cego, no espaço Tambor Que Fala (TocáRufar), no Seixal.
Mais do que um disco, o Pássaro Cego é um projecto multidisciplinar onde se reúnem, em formato de livro, a música de Manuel Paulo, as letras de João Monge, a voz de Nancy Vieira e as pinturas de João Ribeiro, que ilustrou cada tema propositadamente.
As letras/músicas do "Pássaro Cego" têm um fio condutor, como se de um argumento se tratasse, que vai levando o leitor/ouvinte ao longo das ilhas sobrevoadas pelo pássaro.
O pássaro, sendo cego, orienta o voo guiando-se pelos seus sentidos e vai identificando as várias ilhas que sobrevoa. Assim, plana sobre a “Ilha Mãe” ”, a “Ilha da Fé”, a “Ilha Babilónia”, a “Ilha da Saudade” ou a “Ilha dos Amantes”.
A cada uma das dez ilhas corresponde uma canção, para além de um tema que se intitula “Pássaro Cego”.
O estilo da parceria Manuel Paulo/João Monge, presente na Ala dos Namorados (grupo recentemente extinto) ou no CD/Espectáculo “Assobio da Cobra”, alarga, assim, o seu espectro com a voz única de Nancy Vieira, que traz consigo todo o calor africano e cuja enorme versatilidade lhe permite ambientar-se em diversas paisagens sonoras sem nunca se descaracterizar, numa saborosa mistura sem preconceitos e com uma atitude que não recorre a ornamentação desnecessária.
Gravado entre Novembro de 2008 e Abril de 2009, o Pássaro Cego conta com a produção artística de Manuel Paulo, e está nas lojas desde o dia 12 de Outubro, com edição da Arthouse (Grupo Valentim de Carvalho) e distribuição da iPlay.
Sem comentários:
Enviar um comentário